terça-feira, 23 de junho de 2020

23 DE JUNHO - CHUCK TAYLOR


EFEMÉRIDE - Charles Hollis “ChuckTaylor, jogador e treinador de basquetebol norte-americano, morreu em Port Charlotte no dia 23 de Junho de 1969. Nascera em Condado de Brown, em 24 de Junho de 1901.
Taylor adoptou, fez promoção e sugeriu melhorias, do mundialmente famoso calçado desportivo All Star, feito de lona e borracha e produzido pela empresa Converse.
Taylor estudou na Columbus High School, em Indiana, onde jogou basquete até à licenciatura, em 1918. Mais tarde, deixou a faculdade e jogou em várias equipas profissionais de Detroit e Fort Wayne. Tocou no Akron Firestone Non-Skids, durante a década de 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial, treinou a equipa da base militar da Força Aérea em Wright-Patterson.
Desde o ensino médio, Taylor costumava usar botas da Converse. Apreciou-as ao ponto de ir directamente à empresa, em 1921, à procura de emprego. Foi contratado com a qualificação de agente de vendas e, a partir de então, dedicou-se quase exclusivamente à divulgação das All Star, que tinham tido pouco sucesso até então.
Taylor viajou pelos Estados Unidos, promovendo a modalidade e o uso das All Star. Em 1922, teve a intuição de publicar o “Converse Basketball Yearbook”, um anuário que reunia fotos dos maiores campeões da época, que usavam calçado Converse.
O “Converse Basketball Yearbook”, publicado até 1983, tornou-se uma das mais aguardadas publicações de basquete e contribuiu decisivamente para a notoriedade do jogo, promovendo e celebrando o trabalho de jogadores e treinadores americanos.
Em 1932, o nome de Chuck Taylor foi consagrado pela Converse, colocando a assinatura do jogador nas All Star que, portanto, se tornaram oficialmente as “Chuck Taylor All Star”.
Taylor continuou a ganhar com a disseminação e o desenvolvimento do basquete em todo o mundo, realizando cursos e seminários, em escolas de ensino médio, faculdades e academias. Esteve no México, América do Sul, Canadá, Porto Rico, África e Europa.
Em 1969, o seu nome tornou-se parte do Basketball Hall of Fame, em reconhecimento dos esforços pioneiros para promover e difundir o basquete nos Estados Unidos.
Chuck Taylor faleceu, vítima de infarto do miocárdio, na véspera de completar 68 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...