quarta-feira, 17 de junho de 2020

17 DE JUNHO - VIOLETA ARRAES


EFEMÉRIDE - Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, socióloga, psicanalista e activista política brasileira, morreu no Rio de Janeiro em 17 de Junho de 2008. Nascera em Araripe, Ceará, no dia 5 de Maio de 1926.
Era a mais nova de uma prole de sete filhos de um agricultor, pecuarista e industrial. Graduou-se em Sociologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Foi uma das figuras mais actuantes nos meios académicos da sua geração, sendo líder nacional da Juventude Universitária Católica, entre 1948 e 1951.
Violeta Arraes teve uma vida marcada pela acção cultural e política. Estagiou durante um ano em França, no Centro Internacional de Economia e Humanismo, dirigido pelo padre Lebret, onde conheceu o economista e militante socialista Pierre Maurice Gervaiseau, com quem se casou no Recife, em 1951, tendo tido três filhos.
De 1958 a 1964, residiu no Recife, onde participou nos movimentos de educação de base. Foi colaboradora de Dom Hélder Câmara, como militante do Secretariado Nacional da Acção Católica, e uma das iniciadoras do Movimento de Cultura Popular, juntamente com o pedagogo Paulo Freire. Estava também ligada ao Cinema Novo e ao mundo artístico e literário pernambucano. Nesse período, juntamente com o marido, cooperante francês na SUDENE, colaborou na acção política do seu irmão, o então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, deposto e preso em Abril de 1964, durante o golpe militar.
Presa, juntamente com o marido, quando chegava ao Arcebispado para visitar D. Hélder Câmara, no seu primeiro dia de bispo de Recife e Olinda, foi expulsa do país com a família, quatro meses mais tarde.
Em França, onde residiu a partir de 1964, cursou a pós-graduação em Psicologia e actuou como psicoterapeuta, no serviço liderado por Daniel Widlöcher.
O seu apartamento no Bois de Boulogne era um abrigo ecuménico para os perseguidos pela ditadura. Como psicoterapeuta, ajudou muitos brasileiros traumatizados pela tortura, como revelou o historiador Luiz Felipe de Alencastro, professor da Universidade de Paris. Pela sua generosidade no acolhimento aos exilados políticos brasileiros em França, ficou conhecida como a “Rosa de Paris”.
Segundo Aloysio Nunes Ferreira Filho, exilado em França durante onze anos, «Violeta foi a alma da Frente Brasileira de Informações, fundamental para a denúncia dos crimes contra os direitos humanos cometidos pela ditadura. Como estava acima das divisões entre partidos e grupos políticos, conversava com todos, aglutinava todos». A Frente Brasileira de Informações foi articulada com a colaboração de Violeta e do seu irmão, Miguel Arraes.
A sua casa transformou-se numa referência para intelectuais e artistas perseguidos pelos militares. Depois, foi também referência para a divulgação da arte e da cultura brasileiras em França. Violeta ajudou também exilados chilenos, que começavam a chegar a França, após o golpe de Augusto Pinochet, e os movimentos anticolonialistas de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
Em 1979, ano da amnistia, regressou ao Brasil, sendo convidada a trabalhar como adida ao Projecto França-Brasil, na embaixada brasileira em Paris. De 1984 a 1986, Violeta dedicou-se a elaborar e desenvolver o projecto, realizando vários eventos significativos, destacando-se a Exposição de Arte Popular Brasileira, no Museu de Arte Moderna.
Em 1988, a convite do governador Tasso Jereissati, assumiu a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Em Novembro de 1996, foi nomeada reitora da Universidade Regional do Cariri, cargo que exerceu entre Março de 1997 e Junho de 2003.
Juntamente com o marido, criou a Fundação Araripe, para preservar a vegetação da Chapada do Araripe, uma vasta área que abriga a primeira Floresta Nacional do Brasil, situada entre os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.
Nos seus últimos anos de vida, Violeta morou no Rio de Janeiro e lutou contra um cancro que a vitimou.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...