sexta-feira, 5 de junho de 2020

5 DE JUNHO - HÉLDER PROENÇA


EFEMÉRIDE - Hélder Proença, escritor, professor e político da Guiné-Bissau, morreu em Bissau no dia 5 de Junho de 2009. Nascera, também em Bissau, em 1956.  Lutou na guerra da independência, na década de 1970.
Desde a adolescência que escrevia poemas, naquele tempo sobretudo sobre a temática anticolonialista, que resultou na publicação, em 1977, da primeira antologia poética guineense, sob a sua coordenação, entre outros, e que também prefaciou.
Não concluiu os estudos, havendo participado nas lutas pela independência do país. Mais tarde, completou a formação no Rio de Janeiro, integrando os quadros do Ministério da Cultura do seu país e principiando o magistério em História. Havia, antes, sido o responsável pela educação, em Bolama.
Na política, foi deputado na Assembleia Nacional Popular e membro do Comité Central do PAIGC. Ocupou, também, o cargo de ministro da Defesa
Como escritor, publicou em vários periódicos, como “Raízes” (de Cabo-Verde) e “África” (Portugal), e nos panfletários “Libertação” e “O Militante”, ligados ao PAIGC. Em 1982, publicou o livro “Não posso adiar a palavra”, que reuniu os seus versos dos tempos da guerrilha. 
A morte de Proença foi confirmada pelo ministro da Defesa guineense, horas depois do anúncio do seu assassinato por tropas leais do candidato a presidente Baciro Dabó.  Segundo a versão oficial, Proença seria instigador de um golpe de estado e morrera no seu carro, junto ao motorista e a um segurança, após troca de tiros com os soldados que iam prendê-lo. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...