quinta-feira, 4 de setembro de 2025

4 DE SETEMBRO - HENRY FORD II


EFEMÉRIDE - Henry Ford II, também conhecido como “HF2”, filho de Henry Ford, nasceu em Detroit no dia 4 de Setembro de 1917. Morreu na mesma localidade em 29 de Setembro de 1987.

Foi presidente da Ford Motor Company, de 1945 a 1960. Notavelmente, sob o comando de Henry Ford II, a Ford Motor Company tornou-se uma empresa de capital aberto em 1956.

Frequentou a Universidade de Yale, onde fazia parte da equipa do jornal do campus, o “The Yale Record”. Em 1940, deixou a licenciatura, sem a concluir.

Quando o seu pai, Edsel, presidente da Ford, faleceu vítima de cancro, em Maio de 1943 (durante a Segunda Guerra Mundial), Henry Ford II estava a servir na Marinha e incapaz de assumir a presidência da empresa familiar.

O idoso e enfermo Henry Ford, fundador da empresa, assumira novamente a presidência. Nessa altura da sua vida, Ford mais velho estava mentalmente inconsistente, desconfiado e não estava mais apto para o trabalho; a maioria dos directores não queria vê-lo como presidente. Mas, nos 20 anos anteriores, embora ele estivesse sem título executivo oficial, sempre teve controlo de facto sobre a empresa; o conselho e a administração nunca o desafiaram seriamente e nesse momento não foi diferente. Os directores elegeram-no e ele serviu até ao fim da guerra.

Durante esse período, a empresa começou a declinar, perdendo mais de 10 milhões de dólares por mês.

A administração do presidente Franklin D. Roosevelt considerou a aquisição da empresa pelo governo, a fim de garantir a continuação da produção de guerra, mas a ideia nunca progrediu para a execução.

Henry Ford II deixou a Marinha em Julho de 1943 e ingressou na administração da empresa algumas semanas depois. Dois anos mais tarde, assumiu a presidência dos negócios, em 21 de Setembro de 1945. Como se supunha que Edsel Ford continuaria com capacidades de presidente da empresa por muito mais tempo do que era o caso, Henry Ford II recebeu pouca preparação para o cargo e assumiu a empresa durante um período caótico. As suas fábricas europeias sofreram muitos danos durante a guerra e as vendas domésticas também estavam em declínio.

Henry Ford II imediatamente adoptou um estilo de gerenciamento agressivo. Um de seus primeiros actos como presidente da empresa foi colocar John Bugas no comando da empresa e demitir Harry Bennett, chefe do Departamento de Serviços Ford, que o seu avô contratara para reprimir tentativas de sindicalização.

Em seguida, reconhecendo a sua inexperiência, contratou vários executivos experientes para o apoiar. Ele contratou os ex-executivos da General Motors, Ernest Breech e Lewis Crusoe, para a Bendix Corporation. Breech actuaria nos próximos anos como mentor de negócios de HF2, e a equipa da Breech - Crusoe formaria o núcleo da experiência comercial da Ford, oferecendo a experiência necessária.

Henry Ford II tornou-se presidente e CEO da Ford Motor Company em 1945. Em 1956, sob a sua liderança, a empresa tornou-se uma empresa de capital aberto. Durante o seu mandato como CEO da Ford, ele residiu em Grosse Pointe no Michigan. Em 13 de Julho de 1960, ele também foi eleito presidente, antes de renunciar ao cargo de presidente em 9 de Novembro de 1960. Acabaria por se demitir como CEO em 1 de Outubro de 1979 e como presidente em 1980.

Durante o início dos anos 1960, Henry Ford II iniciou longas negociações com Enzo Ferrari para comprar a Ferrari, com o objectivo de expandir a presença da Ford no automobilismo em geral e nas 24 Horas de Le Mans em particular. No entanto, as negociações fracassaram devido a disputas sobre o controlo da divisão de corridas da Ferrari. O colapso do acordo levou-o a inaugurar o projecto “Ford GT40”, com o objectivo de acabar com o domínio da Ferrari em Le Mans (a marca italiana venceu a corrida seis vezes consecutivas, de 1960 a 1965). Depois de dois anos difíceis em 1964 e 1965, em 1966, os GT40 conquistaram o pódio nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring, antes de conquistar a primeira de quatro vitórias consecutivas em Le Mans.

Em 1969, HF2recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, do então presidente republicano Richard Nixon.

Henry foi casado três vezes. A primeira vez com Anne McDonnell em que estiveram juntos de 1940 a 1964 e tiveram três filhos. No casamento com Anne McDonell, Ford converteu-se ao catolicismo.

Posteriormente, casou-se, em 1965, com a socialite Maria Cristina Vettore, casamento que foi até 1980. Ainda em 1980, casou com Kathleen DuRoss.

Ford II morreu de pneumonia, no Hospital Henry Ford, em 1987, aos 70 anos de idade. Após um funeral na Christ Church Grosse Pointe, os seus restos mortais foram cremados.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

3 DE SETEMBRO - PATRÍCIA CANDOSO

EFEMÉRIDE - Patrícia Susana Fonseca Candoso, cantora e actriz portuguesa, nasceu em Cascais no dia 3 de Setembro de 1981.

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Independente de Lisboa e é multifacetada na área artística.

Em 2001, estreou-se em televisão na telenovela “Sonhos Traídos” da TVI.

Apareceu na primeira temporada de “Morangos com Açúcar”, onde interpretava a personagem Sara Lencastre que também cantava.

Após o sucesso na série, gravou um single com os temas “Todo O Teu Tempo”, “Over My Heart” e “Don’t Let Me Be Misunderstood” (incluído na edição especial da banda sonora) e em Dezembro de 2004, lançou o álbum “O Outro Lado”, que atingiu o 4º lugar no top de vendas.

Apareceu, entretanto, na telenovela “Mundo Meu” da TVI.

Um Só Olhar” é o nome do seu segundo disco lançado em 28 de Junho de 2006. Ainda em 2006, é convidada para apresentar o programa “Destinos.pt” conjuntamente com João Catarré.

Em 2010, foi autora (texto e músicas) da peça de teatro musical infantil “O Feiticeiro da Neve”, que também encenou e protagonizou. Ainda nesse ano, começou a apresentar o programa “Koisas Kuriosas” da SIC K.

Canta o tema de genérico da novela “Doce Tentação”, estreada em Janeiro de 2012. Nesse ano, iniciou as gravações da novela “Louco Amor”, onde interpreta Bia, uma empregada da empresa Broadway.

Desempenhou o papel de Teresa Colaço em “Os Nossos Dias” na RTP1, em 2015.

Promoveu o seu terceiro disco em alguns concertos e showcases. Participou na nova temporada do “Inspector Max”, mas dedica-se mais ao teatro. Revela, entretanto, que está grávida do namorado Marco Santos.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

2 DE SETEMBRO - ANDREAS EMBIRIKOS

EFEMÉRIDE - Andreas Embirikos, poeta surrealista grego e o primeiro psicanalista da Grécia, nasceu na Roménia em 2 de Setembro de 1901. Morreu em Atenas no dia 3 de Agosto de 1975.

Foi o nome mais importante da chamada Geração de 1930 ao lado de Giórgos Seféris, sendo considerado, junto a este, o introdutor da poesia moderna nas letras do país.

Nasceu na Roménia por acaso, pois o seu pai estava no país em viagem de negócios. Estudou em Atenas e Londres, e vivia em Paris quando André Breton publicou o “Manifesto Surrealista”.

A partir de 1932, passou a promover o Surrealismo ortodoxo através de palestras pela Grécia e publicou o primeiro livro surrealista na Grécia em 1935, “Alto Forno”, com «poemas em prosa redigidos em escrita automática».

Embirikos veio de uma família rica, pois o seu pai, Leonidas Embirikos, era um importante armador e político.

Ele nasceu em Brăila, na Roménia, mas a sua família logo se mudou para Ermoupolis, em Syros, uma das ilhas gregas no Mar Egeu. Quando Embirikos tinha apenas sete anos, mudaram-se para Atenas.

Enquanto ele era ainda adolescente, os pais divorciaram-se. Ele começou a estudar na Escola de Filosofia da Universidade Nacional e Capodistriana de Atenas, mas decidiu mudar para Lausana, para ficar com a sua mãe, sem se formar na universidade.

Nos anos seguintes, Embirikos estudou uma variedade de assuntos, tanto em França como no Reino Unido, onde estudou no King’s College de Londres; no entanto, foi em Paris que ele decidiu estudar Psicanálise junto com René Laforgue e ingressou na Associação Internacional de Psicanálise.

A sua poesia pode ser definida por duas grandes tendências. Por um lado, ele foi um dos principais representantes do surrealismo na Grécia. A sua primeira colecção poética, “Ipsikaminos”, foi um livro herético, caracterizado pela falta de pontuação e pela peculiaridade da linguagem. Como o próprio poeta admitiu, foi precisamente a originalidade e extravagância da sua obra que contribuíram para o seu relativo sucesso comercial.

Por outro lado, junto com Yorgos Seferis, Embirikos foi o representante mais importante da “Geração da década de 1930”. Ele contribuiu muito para a introdução do modernismo nas letras gregas e ajudou a mudar de uma vez por todas a atmosfera poética da Grécia.

Embirikos foi também um fotógrafo entusiasmado a vida toda, e o grande volume de seu trabalho fotográfico sugere que era, para ele, uma actividade quase tão importante quanto a escrita.

Embirikos apenas publicamente exibiu as suas fotografias uma vez na vida, mostrando um número limitado de impressões na galeria de Ilissos em Atenas, em 1955.

No entanto, como parte das comemorações do centenário de seu nascimento, em 2001, o fotógrafo e crítico Giannis Stathatos foi contratado para pesquisar o arquivo e fazer uma grande exposição no Technopolis Arts Center, em Atenas. Uma monografia substancial, incorporando um texto de Stathatos, foi publicada s pela Agra Editions.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

1 DE SETEMBRO - JOAQUIN BALAGUER

EFEMÉRIDE - Joaquín Antonio Balaguer Ricardo, escritor, advogado, diplomata e político dominicano, nasceu em Navarrete no dia 1 de Setembro de 1906. Morreu em Santo Domingo, em 14 de Julho de 2002.

Foi presidente da República Dominicana nos períodos de 1960 a 1962, 1966 a 1978 e 1986 a 1996.

Os seus governos foram caracterizados pela ausência de liberdade de opinião.

Ironicamente, foi reconhecido como o “Pai da Democracia Dominicana”.

A sua personalidade era enigmática e cheia de secretismo herdada da era Trujillo, a sua ânsia de permanecer no poder por meio de eleições duvidosas rendeu-lhe o apelido de “caudilho”.

Incentivou o desenvolvimento da infra-estrutura urbana do país através da construção de avenidas e prédios; o Farol de Colombo é um dos mais importantes monumentos construídos no seu governo.

Encerrou a carreira política após a eleição presidencial de 2000, quando ficou em 3º lugar.

Balaguer dividiu o Prémio Nacional de Literatura em 1990, com o seu rival político e também escritor Juan Bosch.

Faleceu aos 95 anos, após uma insuficiência cardíaca.

Mantendo uma discreta vida pessoal, nunca foi casado e também nunca teve um filho oficialmente reconhecido.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...