domingo, 28 de dezembro de 2003

A Força do Direito
Por FREI BENTO DOMINGUES, O.P.

«Público» Domingo, 28 de Dezembro de 2003

«No plano internacional, a grande depressão resulta da "chaga do terrorismo". Não se deve identificar com a guerra no Iraque, onde os próprios norte-americanos morrem e se suicidam a um ritmo superior ao do Vietname.

Esta guerra encobre várias outras. Saddam deve ter agora - passadas quase duas décadas - muito que conversar com Donald Rumsfeld. Nos anos 80 do século passado, este enviado do Presidente Ronald Reagan selou com o sanguinário ditador um acordo de cooperação militar para impedir uma derrota de Bagdad na guerra contra o Irão. Os norte-americanos gastaram milhões de dólares em crédito, equipamentos militares, armas químicas e biológicas, informação permanente sobre as movimentações das tropas iranianas.

E, agora, não foram as armas de destruição maciça nem qualquer ligação de Saddam com os terroristas da Al-Qaeda nem o santo propósito de libertar o Iraque de uma ditadura cruel e assassina que moveram os EUA a destruir e ocupar um país sorteado agora entre as empresas de reconstrução. O Iraque foi invadido porque é um dos países mais estratégicos para dominar o Próximo Oriente.

Mas a questão de fundo já não está aí, porque é inevitável a pergunta: e quando os interesses dos norte-americanos na região não coincidirem com os interesses da maioria xiita e da minoria sunita?

Os interesses e a vontade dos EUA - enquanto única hiperpotência mundial - não podem continuar a ser a única lei e o único "tribunal" internacional que eles reconhecem.
»

Com a devida vénia e sem comentários. Comentários para quê? Se o Bush é um grande artista…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...