quarta-feira, 9 de novembro de 2005

EFEMÉRIDES: - José Rodrigues Miguéis nasceu em Lisboa no dia 9 de Novembro de 1901 e é uma personalidade multifacetada, importante não só na Literatura, mas também na Cultura Portuguesa, já que a sua acção se estendeu por diversos campos.
Rodrigues Miguéis foi professor, jornalista, orador, ideólogo político, tradutor, editor assistente das Selecções do Reader’ Digest (nos Estados Unidos) e escritor.
Cedo se fixou nos Estados Unidos, tendo falecido em Nova York em 27 de Outubro de 1980.
A actividade literária deste autor começou em 1932 com a publicação da novela Páscoa Feliz, que foi galardoada com o prémio da Casa da Imprensa, tendo, a partir de então, publicado uma série de obras cuja temática é sobretudo a desigualdade social, as más condições de vida dos trabalhadores emigrantes e o exílio.

- No dia 9 de Novembro de 1918 morreu Guillaume Apollinaire. Poeta francês, escreveu igualmente obras em prosa e fundou diversas revistas, tendo exercido crítica de arte e participado activamente nas acesas polémicas artísticas do seu tempo. Apollinaire, cuja vida decorre próximo da aparição do cubismo, aplicou à sua poesia fórmulas de valor plástico. Assim, escreveu diversos textos em que não utilizava sinais de pontuação e elaborou os famosos Caligrames, poemas gráficos de notável lirismo visual. Morreu vítima de uma epidemia de gripe aos trinta e oito anos.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...