quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

ACONTECEU EM 19 DE JANEIRO


1809 – Nasce Edgar Allan Poe, escritor norte-americano.

1839 – Nasce Paul Cézanne, pintor francês.

1923 – Nasce na freguesia de Póvoa de Atalaia, concelho do Fundão, na Beira Baixa, Eugénio de Andrade, escritor português. De seu nome verdadeiro José Fontinhas, fixou-se em Lisboa em 1932. Estudou no Liceu Passos Manuel e na Escola Técnica Machado de Castro, tendo escrito os seus primeiros poemas em 1936, o primeiro dos quais, intitulado "Narciso", foi publicado três anos mais tarde. Em 1943 mudou-se para Coimbra, convivendo com Miguel Torga e Eduardo Lourenço. Tornou-se funcionário público em 1947, exercendo durante 35 anos as funções de inspector administrativo do Ministério da Saúde. Uma transferência de serviço levá-lo-ia a instalar-se no Porto em 1950, numa casa que só deixou mais de quatro décadas depois, quando se mudou para o edifício da Fundação Eugénio de Andrade, na Foz do Douro. Recebeu inúmeras distinções, entre as quais o Prémio da Associação Internacional de Críticos Literários (1986), Prémio D. Dinis (1988), Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (1989) e Prémio Camões (2001). Em Setembro de 2003 a sua obra "Os sulcos da sede" foi distinguida com o prémio de poesia do Pen Clube. Faleceu em 13 de Junho de 2005, no Porto, após doença prolongada.

1982 – Morre com 36 anos, acredita-se que devido a uma overdose de calmantes, Elis Regina, famosa cantora brasileira. Nascera em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, onde começou a sua carreira como cantora aos onze anos de idade num programa de rádio para crianças chamado "O Clube do Guri", na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego. Em 1959 foi contratada pela Rádio Gaúcha e, no ano seguinte, viajou para o Rio de Janeiro, onde gravou o seu primeiro disco, Viva a Brotolândia. O seu segundo LP foi recorde nacional de vendas. No final dos anos 1960 e princípio dos 1970, Elis ajudou a popularizar o trabalho do movimento tropicalista, gravando canções de músicos como Gilberto Gil.
Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, que perseguiu e exilou muitos músicos na sua época. Em entrevista, no ano de 1969, declarou que o Brasil era governado por gorilas.
Os três filhos seguiram-lhe as pisadas no mundo da música. Entre nós, Maria Rita é bastante popular.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...