domingo, 29 de janeiro de 2006

Romain Rolland, escritor francês, nasceu em 29 de Janeiro de 1866. Publicou a sua primeira obra em 1902 e foi Prémio Nobel da Literatura em 1915.
Apaixonado pela música e tendo o culto dos heróis, ele procurou durante toda a sua vida a comunhão entre os homens, numa incessante procura de Justiça e de Paz.
Foi professor de História e de História da Arte em vários estabelecimentos de ensino, entre os quais a Sorbonne onde ensinou História da Música.
Após dois anos em Roma, regressou a França onde se doutorou em Letras.
Exigente e tímido, ele não gostava de ensinar. Sentia-se sobretudo um homem da Escrita e assim que a Literatura lhe assegurou um rendimento mínimo para viver, pediu a demissão na Universidade.
Em 1924, um seu livro sobre Gandhi contribuiu imenso para fazer conhecer este último no Ocidente. Os dois homens viriam a encontrar-se em 1931.
Instalou-se junto do Lago Léman para se consagrar inteiramente à sua obra. Voltou à terra natal em 1937, vendo-a ocupada pelos nazis em 1940. Solitário e silencioso, trabalhou até ao fim, morrendo no final de 1944, precisamente no dia 30 de Dezembro.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...