sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi morreu em Milão no dia 27 de Janeiro de 1901. Nascido em 1813, foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália, como Richard Wagner o era na Alemanha.
Começou ainda pequeno a interessar-se pela música e, aos 12 anos, passou a estudar música na cidade de Busseto, financiado por um comerciante. Quando completou 18 anos prestou provas no Conservatório de Milão, mas foi reprovado por ter mais de 14 anos e não demonstrar talento musical. Prosseguiu os seus estudos e, em Novembro de 1839, escreveu a ópera Oberto, Conte di San Bonifacio, que foi estreada no Teatro alla Scala. Pouco depois, em 1840, morreram-lhe os dois filhos e a mulher que tinha 27 anos. A segunda ópera, Un Giorno di Regno, foi um fracasso. Verdi prometeu nunca mais compor.
Bartolomeo Morelli, director do Teatro alla Scala, solicitou-lhe no entanto que estudasse uma outra peça de teatro, Nabucco. Pouco tempo depois Verdi entregava a ópera e ela foi um êxito.
Verdi continupu a escrever óperas e tornou-se conhecido mundialmente. Só La Traviata fracassou, apesar de ser hoje uma das óperas mais encenadas no mundo inteiro. Estreou Aida em 1871, em comemoração da abertura do Canal de Suez. Após Aida, Verdi escreveu ainda as óperas Otello e Falstaff, baseadas em Shakespeare além de algumas peças religiosas.
Em 19 de Janeiro de 1901 sofreu uma trombose, acabando por falecer oito dias mais tarde.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...