quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

José Mário dos Santos Mourinho Félix nasceu em Setúbal no dia 26 de Janeiro de 1963. Treinador de futebol, está actualmente no Chelsea, clube milionário londrino.
Filho do ex guarda-redes e treinador Félix Mourinho, desde muito cedo mostrou uma habilidade inata para organizar e preparar os relatórios e os dossiers das equipas do pai.
Na década de 90, esteve no Estrela da Amadora e no Vitória de Setúbal, sendo contratado depois para trabalhar com o técnico inglês Bobby Robson, no Sporting Clube de Portugal. Manteve-se como braço direito do treinador inglês quando ele se mudou para o F.C. do Porto e mais tarde para o F.C. Barcelona.
Tornou-se um bom conhecedor do futebol espanhol e, quando Robson saiu para o PSV, permaneceu no Barcelona com o holandês Louis Van Gaal.
Em 2000, surge a oportunidade de treinar uma equipa portuguesa. É escolhido pelo Sport Lisboa e Benfica para substituir Jupp Heynckes. Quando começa a conquistar os adeptos benfiquistas (especialmente depois da vitória contra o Sporting por 3-0) há eleições no Sport Lisboa e Benfica, muda a presidência e o Presidente eleito contrata um novo treinador. Mourinho sai do Benfica após 9 jogos.
Na época seguinte, 2001/02, Mourinho começa a trabalhar na União de Leiria, com grande sucesso e em Janeiro de 2002 substitui Octávio Machado no comando técnico do F.C. do Porto. Concluiu a época em terceiro lugar mas promete com invulgar certeza o título na época seguinte. Em 2003, Mourinho ganha o campeonato português, vence a Taça de Portugal e conquista a Taça UEFA.
No ano seguinte, o F.C. do Porto ganhou mais uma vez a Superliga, perde a final da Taça de Portugal com o Benfica, mas 2 semanas depois derrota o Mónaco por 3-0 na final da Liga dos Campeões.
Com tal percurso não foi surpresa a cobiça de diversos clubes, entre eles o Chelsea de Roman Abramovich. Mourinho voltou a surpreender: saiu em discordância com a direcção do F.C. Porto e transferiu-se para o comando do clube mais rico de Londres. Em Junho de 2004, torna-se um dos treinadores mais bem pagos do Mundo, ganhando cerca de 5 milhões de Libras por ano.
Em 27 de Fevereiro de 2005, ganha a Taça da Liga conquistando o primeiro troféu fora de Portugal. Dois meses mais tarde, a 30 de Abril de 2005, sagra-se campeão inglês. O Chelsea não ganhava o Campeonato há 50 anos!
Esta a história sucinta de um homem que, não se tornando simpático e mostrando-se arrogante, é no entanto um bom treinador, um óptimo condutor de homens e uma personalidade que tem honrado o nome de Portugal.

NB: - Esta rubrica substitui «as efemérides» que vinha publicando diariamente.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...