quinta-feira, 24 de setembro de 2020

24 DE SETEMBRO - HARALD WEINRICH

EFEMÉRIDE - Harald Weinrich, escritor, filólogo e filósofo alemão, nasceu em Wismar no dia 24 de Setembro de 1927. É um emérito professor do Collège de France. Os seus livros foram traduzidos em várias línguas.

Harald estudou Filologia Românica, Filologia Clássica e Filosofia, nas Universidades de Münster e Freiburg im Breisgau, Toulouse e Madrid. Doutorou-se em Münster (1953).  

Nomeado professor de Filologia Românica na Universidade de Kiel, foi posteriormente chamado a Colónia, onde passou a ser catedrático da mesma disciplina (1965/1968).

Em 1968, ingressou na Universidade de Bielefeld, para ocupar uma cadeira em Linguística e assumir, de 1972 a 1974, a direcção do Centro de Investigação Interdisciplinar. De 1978 a 1992, dirigiu - na Universidade de Munique - a cátedra de Língua Alemã.

Como professor visitante, Harald Weinrich ensinou nos Estados Unidos e na Itália. Em 1989, foi indigitado par ocupar, no ano seguinte, no Collège de France, o cargo de presidente europeu, que tinha acabado de ser criado. Foi, depois, professor catedrático de Línguas e Literaturas Românicas, de 1992 a1998.

Harald Weinrich é membro das Academias científicas de Darmstadt, Düsseldorf e Göttingen, da Accademia della Crusca de Florença e da Academia Europaea. É ainda membro da Academia de Belas Artes de Munique e do PEN-Club da Alemanha.

Ganhou vários prémios literários, nomeadamente o Sigmund Freud, o Konrad Duden e o Karl Vossler “Hansischer Goethe-Preis”. Em 2013, recebeu o Prémio Europeu de Ensaio Charles Veillon, pelo conjunto da sua obra.

Recebeu também doutoramentos honoris causa das Universidades de Bielefeld, Heidelberg e Augsburg. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...