sábado, 4 de janeiro de 2025

4 DE JANEIRO - MIGUEL OLIVEIRA

EFEMÉRIDE - Miguel Ângelo Falcão de Oliveira, piloto de motociclismo português, nasceu em Almada no dia 4 de Janeiro de 1995. Participa na categoria de MotoGP com a equipa CryptoData RNF Aprilia.

Ganhou experiência em Moto3, tendo corrido na equipa da Estrella Galicia 0, em 2012 e na Mahindra Racing em 2013 e 2014.

Em Setembro de 2014 assinou com a Red Bull KTM Ajo chegando ao título de vice-campeão em 2015.

Depois da passagem pela Leopard no ano de estreia em Moto2 (2016), reingressou na equipa da Red Bull KTM Ajo, na qual teve em 2017 a sua temporada de estreia na categoria intermédia, terminando a época em 3º lugar, apenas a 2 pontos do 2º classificado.

No início de 2018, foi eleito Desportista do Ano, na categoria de Atleta Masculino, pela Confederação do Desporto de Portugal, assim como nomeado Embaixador Global da Integridade e Transparência no Desporto pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA).

Durante o Grande Prémio do Jerez foi confirmado que Miguel Oliveira iria competir no MotoGP até 2020 na equipa Red Bull KTM Tech 3 com motos iguais à equipa de fábrica e irá manter o número 88.

O piloto venceu, em 3 de Junho de 2018, o Grande Prémio de Itália em Moto2, sexta prova do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade, cumprindo as 21 voltas em 39.42,018 minutos.

Em 2020, Miguel Oliveira alcançou a sua primeira vitoria na classe rainha do MotoGP, aos comandos da sua KTM RC16, pela equipa Tech3, no Red Bull Ring (“casa” da KTM).

No dia 22 de Novembro do mesmo ano, o piloto almadense ainda na equipa Tech3 partiu da primeira posição para a 14ª e última corrida da temporada, venceu o Grande Prémio de Portimão, depois de ter conquistado também a primeira “pole position” da sua carreira e da história do motociclismo português.

Para a temporada de MotoGP de 2023, Miguel Oliveira correu pela equipa satélite da Aprilia, a CryptoDATA Aprilia RNF.

No final de 2023, CryptoDATA Aprilia RNF viu a sua licença para 2024 revogada por ter sido considerada violadora do acordo de participação. A Trackhouse Racing foi posteriormente anunciada como substituta da RNF, assumindo-se como equipa independente da Aprilia e mantendo os pilotos Miguel Oliveira e Raúl Fernández da RNF.

Em 2017, Miguel Oliveira iniciou um projecto pedagógico pioneiro em Portugal - o Oliveira Cup.

Este Troféu Escola de Motociclismo, como o seu mentor, é dirigido a jovens dos 10 aos 14 anos de idade e tem como intuito encontrar o seu “sucessor”.

Contou no primeiro ano com 12 pilotos e preparou-se para uma nova edição, em 2018.

Pedro Fraga em 2018 foi campeão e Rafael Damásio ficou apenas a 3 pontos de o ser.

Em 2019, Pedro Fraga voltou a ser campeão, mas desta vez com Diniz Borges a fixar-se com a 2ª posição e Rafael Damásio a voltar a ficar a 3 pontos de ser vice-campeão.

Paralelamente, e com o mesmo intuito, Miguel Oliveira tem ainda um papel preponderante na preparação de jovens talentos provenientes da Oliveira Cup que se iniciam no Campeonato Nacional de Velocidade, sob a chancela da Miguel Oliveira Fan Club Racing Team.

*****

Em 2003, após a separação dos seus pais, Miguel ficou a viver com o seu progenitor, Paulo Oliveira. Mais tarde, o pai acabaria por se juntar e casar com Cristina Oliveira, tinha então Miguel 8 anos.

A madrasta tinha já dois filhos de uma relação anterior e, em 2016, Miguel iniciou uma relação amorosa com Andreia Pimenta, filha da sua madrasta.

Em Setembro de 2020, Miguel Oliveira anunciou o seu casamento com Andreia Pimenta. Em 2021, o casal anunciou que estavam à espera da sua primeira filha.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

3 DE JANEIRO - MARY MARQUES

EFEMÉRIDE - Maria “Mary” José Felícia Marques, supercentenária nascida Portugal, morreu no estado de Massachusetts, Estados Unidos, aos 111 anos e 326 dias de idade, em 3 de Janeiro de 2008Nascida numa zona montanhosa indeterminada, a pequena Maria pastoreava cabras desde os 5 anos de idade. Assim nunca aprendeu a ler nem a escrever.

Casou com Albano Marques e teve duas filhas. Emigrou para os Estados Unidos em 1936, passando a residir em Holyoke e trabalhando na manufactura de chapéus.

Mary era simples, gentil e agradável para as pessoas e sempre teve um modo calmo de viver a vida.

Continuou a trabalhar num jardim até aos 105 anos de idade e fez crochet até ao dia do seu falecimento.

O segredo da sua longevidade foi «Nunca estar parada e um pouco de vinho tinto».

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

2 DE JANEIRO - WILLI GRAF

EFEMÉRIDE - Willi Graf, membro da resistência alemã contra o Terceiro Reich, vinculado ao grupo Rosa Branca, nasceu em Euskirche no dia 2 de Janeiro de 1918. Morreu em Munique, em 12 de Outubro de 1943.

Willi Graf deslocou-se com a sua família para Saarbrücken, no Sarre, em 1922. Com 11 anos apenas, aderiu a um grupo católico dissolvido pelo NSDAP em1 933.

Em 1934, ingressou no grupo antinazi católico Ordem Gris (Grauer Orden) e, em 1937, começou os seus estudos em Medicina na Universidade Ludwig Maximilian em Munique. Porém, em 1938, foi detido por pertencer ao Grauer Orden, sendo liberado pouco depois beneficiando de uma amnistia.

Em 1942, aderiu ao grupo Rosa Branca (Weiße Rose), formado na Universidade de Munique por outros estudantes, entre os quais Hans Scholl, Sophie Scholl, Alenxander Schmorell e Christoph Probst.

Porém, em 1943, depois dos irmãos Scholl terem sido presos, a Gestapo deteve também Willi Graf e a sua irmã Annelise Graf. Ambos foram sentenciados à pena de morte pelo juiz Roland Freisler do Tribunal Popular nazi, que se encarregou da maior parte dos julgamentos contra membros da resistência alemã.

Depois de meses de tortura e sem ter delatado nenhum outro membro do grupo, Willi foi decapitado em 12 de Outubro de 1943.

Em 2003, a título póstumo, foi nomeado Cidadão Ilustre de Saarbrücken e foi dado o seu nome a sete escolas alemãs.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

1 DE JANEIRO - BORIS MORUKOV

FEMÉRIDE - Boris Vladimirovich Morukov, médico e cosmonauta russo, morreu em Moscovo no dia 1 de Janeiro de 2015. Nascera na mesma cidade em 1 de Outubro de 1950.

Formado em Medicina em 1973, fez um doutoramento nesta área nas especializações de Medicina Espacial e Naval e recebeu o PhD nestas áreas.

Como cosmonauta-médico, recebeu treino médico em Cardiologia, Gastroenterologia, Oftalmologia e Ressuscitação cardiopulmonar entre 1989 e 1991.

De 1990 a 1992, recebeu treino básico de cosmonauta no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Cidade das Estrelas.

Durante mais de vinte anos, esteve envolvido em operações médicas de apoio a voos espaciais tripulados.

Entre 1979 e 1980, deu apoio médico às prolongadas missões espaciais russas na estação Salyut 6, como membro do Centro de Controlo de Missão.

Também participou em experiências médicas conjuntas russo-americanas em missões Mir-NASA dos ónibus espaciais à estação orbital Mir.

Boris Morukov foi primeiramente seleccionado pelo antigo programa espacial soviético para serviço de médico-cosmonauta em 1976. Baseados nas suas qualificações, o treino para a função foi-lhe oferecido reiteradamente até o aceitar em 1989, completando-o em 1992.

De Janeiro a Julho de 1993, Morukov completou um curso científico, médico e técnico como cosmonauta-pesquisador do projecto de médicos-cosmonautas, a bordo da estação Mir, durante as missões 15 e 17 da estação espacial.

De Agosto de 1998 a Janeiro de 1999, fez o curso de Cirurgião de Voo do Centro Espacial Lyndon Johnson em Houston, Texas.

Em Setembro de 2000, foi finalmente ao espaço, a bordo da missão STS-106 do ónibus espacial Atlantis, que preparou a Estação Espacial Internacional para o recebimento da primeira tripulação permanente. Os cinco astronautas e dois cosmonautas a bordo descarregaram mais de duas toneladas de suprimentos na estação, e instalaram baterias, conversores de energia e um banheiro na ISS. Nesta missão, ele passou 11 dias e 19 horas no espaço.

Morukov faleceu Janeiro de 2015, aos 64 anos de idade, de causas não divulgadas. Deixou a esposa, Nina, o filho Ivan, a filha Olga, e a sua mãe, Lidia F. Khromova.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...