quinta-feira, 13 de novembro de 2025

13 DE NOVEMBRO - CARLOS RELVAS

EFEMÉRIDE - Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas de Campos, lavrador, desportista, toureiro amador e fotógrafo português, nasceu na Golegã no dia 13 de Novembro de 1838. Morreu na mesma localidade em 23 de Janeiro de 1894.

Proprietário ribatejano, Carlos Relvas herdou do seu pai, José Farinha Relvas de Campos, terras férteis e uma casa de habitação na Golegã.

Assumiu a empresa familiar, promovendo a aplicação dos processos e instrumentos agrícolas nessa época adoptados nos países economicamente mais desenvolvidos da Europa.

Era exímio cavaleiro e toureiro amador, lidando toiros a pé e a cavalo, atirador de pistola e de carabina e jogador de pau, de florete e de sabre; ficaria conhecido, no país e no estrangeiro, como um dos pioneiros da Fotografia.

Neste âmbito, encontra-se colaboração de sua autoria na revista “O Occidente” (1878/1915) e também, publicada a título póstumo, no semanário “Branco e Negro” (1896/1898) e ainda no “Boletim Fotográfico” (1900/1914).

Relvas foi membro da Sociedade Francesa de Fotografia e recebeu vários prémios, tanto no país como no estrangeiro.

Em 1876, inaugurou o seu segundo atelier, a Casa-Estúdio Carlos Relvas.

Era casado em primeiras núpcias com D. Margarida Amália Mendes de Azevedo e Vasconcelos. Deste casamento teve quatro filhos, entre os quais se destacou como figura pública o político republicano José Relvas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...