quinta-feira, 22 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Erich Maria Remarque, escritor alemão, de seu nome verdadeiro Erich Paul Remark, nasceu em Osnabrück (Alemanha) no dia 22 de Junho de 1898 vindo a falecer em 25 de Setembro de 1970, na Suiça.
Com 18 anos, partiu para as trincheiras da Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido várias vezes. Depois da Guerra, mudou o apelido para Remarque e teve diversos empregos, tais como bibliotecário, homem de negócios, professor e editor.
Em 1929, publicou o seu trabalho mais famoso, A Oeste Nada de Novo, já com o pseudónimo Erich Maria Remarque. O nome do meio era uma homenagem a sua mãe. Escreveu vários livros em que descreveu a guerra e o período que se lhe seguiu.
Os Nazis vieram mais tarde a banir e queimar os seus livros e a propaganda do partido afirmava que ele era descendente de judeus franceses e que o seu verdadeiro apelido seria Kramer (Remark, lido ao contrário).
Erick Maria emigrou para os Estados Unidos em 1939, acompanhado de Ilsa Jeanne Zamboui, com quem se casou e de quem se divorciou duas vezes. Tornaram-se, entretanto, cidadãos americanos.
Depois da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para a Suiça e, em 1958, veio a casar-se com a actriz Paulette Goddard, permanecendo com ela até à data da sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...