sábado, 17 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Igor Stravinski, compositor russo, um dos mais influentes nomes da música do século XX, nasceu em Lomonosov no dia 17 de Junho de 1882. Estudou Direito na Universidade daquela cidade, onde conheceu Nikolái Rimski-Kórsakov, que dirigiu as suas primeiras composições musicais.
Em 1908, o empresário Sergei Diáguilev propõe-lhe que componha para os Ballets Russos. O Pássaro de Fogo e Petrushka tiveram grande êxito, pela rica orquestração e pelas melodias que evocavam a música tradicional russa. Todavia, a estreia da Consagração da Primavera (1913) não foi bem aceite. A coreografia vanguardista de Nijinski, as dissonâncias e os ritmos assimétricos provocaram tal reacção do público que os bailarinos mal conseguiam ouvir a orquestra.
No início da I Guerra Mundial instalou-se na Suiça onde continuou a compor. Em 1920, foi para Paris e, para manter a família, trabalhou como pianista.
Em meados da década de 1920 atravessou uma crise espiritual, tendo-se convertido à religião ortodoxa russa em 1926.
Durante a 2ª Guerra Mundial vai para Hollywood e torna-se cidadão norte-americano. Mantém-se graças às suas composições, entre elas a Circus Polka feita para ser dançada por elefantes de um circo e Cenas de Ballet para uma revista da Broadway
Em 1967, com 85 anos e com a saúde muito débil, dirigiu a sua última gravação. Faleceu em 6 de Abril de 1971 em Nova Iorque, tendo sido enterrado em Veneza.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...