segunda-feira, 19 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Salman Rushdie, ensaísta e ficcionista, nasceu no dia 19 de Junho de 1947 em Bombaim na Índia. Estudou em Inglaterra, onde se formou com distinção no King's College, Universidade de Cambridge. O seu estilo narrativo, em que mistura o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como sendo um realismo mágico.
Tornou-se mundialmente famoso com a publicação em 1989 de "Versículos Satânicos", obra que teve enormes repercussões negativas no mundo islâmico, devido à sua descrição irreverente do profeta Maomé.
Em 14 de Fevereiro de 1989, Khomeini, líder do Irão, lançou uma fatwa ordenando a execução do escritor e apelidando o seu livro de "blasfémia contra o Islão".
Durante o período que se seguiu, houve violentos protestos na Índia, Paquistão e Egipto, causando várias mortes. Comunidades muçulmanas por todo o mundo organizaram manifestações em que exemplares do livro eram queimados. O romance "Versículos Satânicos" foi banido na Índia e na África do Sul e foi queimado também nas ruas de alguns bairros ingleses. Na Universidade de Califórnia, Berkeley, as livrarias que exibiam os seus livros foram vítimas de atentados com cocktails molotov. Em 1991 o tradutor do livro para o japonês, Hitoshi Igarashi, foi assassinado e em 1993 o editor de Rushdie na Noruega, William Nygaard, ficou ferido num ataque que lhe fizeram à saída de casa.
Em 1990, Rushdie publicou um ensaio chamado "In Good Faith" (de boa fé) para apaziguar os seus críticos e emitiu pedidos de desculpa reafirmando o seu respeito pelo Islão. No entanto, os religiosos iranianos não retiraram a fatwa.
Rushdie viveu enclausurado e rodeado de seguranças até à morte de Khomeini. O governo iraniano comprometeu-se então, publicamente, a não apoiar mais aquela sentença de morte, medida acordada no contexto de uma negociação ao mais alto nível entre o Irão e o Reino Unido de forma a normalizar as suas relações bilaterais.
Rushdie afirmou que, finalmente, ia deixar de viver às escondidas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...