sábado, 16 de março de 2019

16 DE MARÇO - PABLITO CALVO


EFEMÉRIDE - Pablito Calvo, de seu verdadeiro nome Pablo Calvo Hidalgo, actor infantil e posteriormente engenheiro industrial espanhol, nasceu em Madrid no dia 16 de Março de 1948. Morreu em Alicante, em 1 de Fevereiro de 2000.
Aos oito anos de idade, Pablito tornou-se uma das figuras mais importantes do cinema espanhol, pela sua actuação em “Marcelino - Pão e Vinho” (1955), um marco na cinematografia melodramática da Europa, que se manteve até à década de 1970.
Pablo chegou ao cinema através de um concurso organizado pelo Estudio Chamartín, para a escolha de uma criança que pudesse interpretar o menino Marcelino, da história de José María Sánchez Silva. A avó levou-o para a realização das provas, onde ele acabaria por conquistar o papel.
O afastamento do mundo do cinema nove anos mais tarde fez com que a biografia de Pablo Calvo se mantivesse em padrões normais de um homem mediano, não se encontrando muitos detalhes sobre a sua pessoa.
A película “Marcelino - Pan y Viño” (filmada em 1954) fez de Pablo Calvo uma criança conhecida em todo o mundo. Em 1955, ano da estreia, recebeu uma menção honrosa em Cannes.
Pablo Calvo ainda actuou noutros dois filmes com o realizador Ladislao Vajda. Trabalhou depois com cinco outros realizadores. Nenhum dos outros filmes teve o destaque de “Marcelino - Pão e Vinho”.
A sua carreira decorreu entre 1954 e 1963, tendo enveredado por outra via aos 15 anos de idade, com oito filmes no seu currículo. Morreu aos 51 anos, vítima de um derrame cerebral.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...