segunda-feira, 18 de março de 2019

18 DE MARÇO - ERIC WOOLFSON


EFEMÉRIDE - Eric Norman Woolfson, músico escocês, nasceu em Glasgow no dia 18 de Março de 1945. Morreu em Londres, em 2 de Dezembro de 2009. Foi co-fundador do conjunto britânico The Alan Parsons Project. Actuou como cantor, compositor, letrista, pianista, agente e produtor. Depois de deixar o conjunto, desenvolveu a sua carreira musical no teatro.
Woolfson foi criado em Glasgow e começou a compor ainda na adolescência. Aos 18 anos, mudou-se para Londres, onde arranjou trabalho como pianista de estúdio. Descoberto pelo produtor de discos dos Rolling Stones, começou a escrever canções que foram gravadas por mais de cem artistas, tanto na Europa como nos Estados Unidos.
Em 1971, gravou um compacto sob o pseudónimo ‘Eric Elder’, com as canções “San Tokay” e “Sunflower”. Em seguida, Woolfson passou a dedicar-se à carreira de agente, obtendo sucesso imediato, já que os seus dois primeiros clientes foram Carl Douglas e Alan Parsons.
Com a criação do The Alan Parsons Project, em 1975, Eric e Alan Parsons estabeleceram um tipo de colaboração até então inédito na música popular. Esta colaboração unia a habilidade de Alan Parsons como engenheiro de som e produtor musical com o talento de Eric como compositor e letrista. Entre 1976 e 1987, os dois artistas colaboraram na concepção, criação e composição de dez álbuns, tendo vendido mais de 40 milhões de exemplares.
Dada a natureza incomum do grupo, sem uma formação constante, para cada canção Eric gravava uma interpretação vocal que servia de referência para o cantor que fosse convidado para gravar a faixa. O próprio Eric foi vocalista principal de várias das canções de maior sucesso do grupo, como “Time”, “Don't Answer Me” e “Eye in the Sky”.
Durante as gravações de “Freudiana”, que deveria ser o décimo-primeiro álbum do The Alan Parsons Project, a colaboração com Alan Parsons cessou, pois Eric desejava sobretudo explorar a possibilidade de fazer peças de teatro musicais e queria direccionar o trabalho do álbum para esse fim. O musical, que foi encenado em Viena, em 1990, seria muito bem-sucedido e o álbum correspondente foi lançado um pouco antes da estreia da peça.
Depois de “Freudiana”, que falava sobre Sigmund Freud, Eric realizou o seu segundo musical “Gaudi”, sobre o arquitecto catalão Antoni Gaudí (1995). O terceiro musical foi “Gambler”, que estreou na Alemanha em 1996.
Eric desenvolveu ainda o musical “Edgar Allan Poe”, baseado na vida deste escritor, e “Dancing with Shadows”, que estreou na Coreia do Sul em 2007.
Eric Woolfson faleceu em Dezembro de 2009, após longa batalha contra um cancro. Deixou esposa, com quem estava casado desde 1969, duas filhas e quatro netos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...