sexta-feira, 22 de março de 2019

22 DE MARÇO - MIKE TODD


EFEMÉRIDE - Michael “MikeTodd, de seu nome original Avrom Hirsch Goldbogen, produtor de cinema e teatro norte-americano, morreu em Grants no dia 22 de Março de 1958, vítima de um acidente aéreo.  Nascera em Minneapolis, em 22 de Junho de 1909.
Michael Todd era o 9º filho de um casal de judeus polacos recentemente imigrados. A família mudou-se para Chicago no fim da Primeira Guerra Mundial. Michael deixou muito cedo a escola e enveredou por pequenos ofícios, como vendedor de calçado e empregado em lojas e armazéns.
Casou em Fevereiro de 1927 com Bertha Freeman, com a qual teve um filho. Criou uma empresa especializada na insonorização dos palcos de cinema, mas a crise de 1929 levou-o à falência. Voltou-se para o teatro, tendo produzido numerosas peças, comédias musicais e revistas na Broadway, a partir de 1937. Relacionou-se com a actriz Joan Blondell, divorciada de Dick Powell, e tornaram-se amantes.
Com a morte de sua esposa em 1946, casou-se com Joan Blondel em Julho do ano seguinte. Ela abriu-lhe as portas de Hollywood, onde dois dos seus espectáculos foram adaptadas ao cinema em 1948 (“Mexican Hayride” e “Up in Central Park”). Porém, uma nova falência pessoal, devida principalmente a dívidas de jogo, levou oi casal a divorciar-se, Blondel acusando-o de ter utilizado as suas próprias economias.  
Todd retomou, no entanto, a carreira de produtor em Hollywood, primeiro na televisão, na “Colgate Comedy Hour”, com Dean Martin e Jerry Lewis (1950), e depois no cinema.
Em 1951, associou-se ao produtor-realizador Fred Waller e ao cenarista-animador Lowell Thomas, para desenvolver um novo formato de projecção, o Cinerama.
Depois de ter produzido o documentário “This Is Cinerama” (1952), decidiu estabelecer-se por sua conta, para desenvolver um novo formato largo, mais promissor e menos caro. Associou-se à American Optical Company e criou o sistema Todd-AO, utilizado pela primeira vez em 1954, nas filmagens do musical “Oklahoma”. Fortalecido pelo sucesso, Todd produziu em 1956 “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, que o veio celebrizar e lhe valeu o Oscar do Melhor Filme.
Mike Todd ficou igualmente conhecido como o terceiro dos sete maridos de Elizabeth Taylor e o único de quem ela não se divorciou…  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...