quarta-feira, 2 de abril de 2025

2 DE ABRIL - ERASTUS BRIGHAM BIGELOW

EFEMÉRIDE - Erastus Brigham Bigelow, inventor norte-americano, nasceu em West Boylston no dia 2 de Abril de 1814. Morreu em Boston, em 6 de Dezembro de 1879. Inventou a máquina de tecelagem.

Em 1839, contratou a produção de um tear mecânico capaz de tecer tapetes de fibra dupla, como os que até então eram tecidos exclusivamente pelo tear manual, que produzia apenas oito jardas por dia.

Com o seu primeiro tear, conseguiu obter dez ou doze jardas por dia, que foram aumentando por meio de melhorias até obter regularmente um produto de vinte e cinco jardas.

Posteriormente, inventou um banheiro eléctrico para tecer “Bruxelas” (ou seja, tapeçaria pictórica) e tapetes de veludo, a sua invenção mais importante, que atraiu muita atenção na Feira Mundial de Londres em 1851.

A cidade de Clinton, Massachusetts, deveu-lhe o seu crescimento e importância manufactora, pois continha as obras de rendas de carruagens, a Lancaster Quilt Company e a Bigelow Carpet Company, todas elas resultado directo da sua capacidade inventiva. O tear de tapetes tornou o seu nome amplamente conhecido.

Bigelow e o seu irmão Horatio são creditados com a fundação da cidade de Clinton, que originalmente fazia parte da cidade de Lancaster.

Bigelow foi eleito membro da Boston Historical Society em Abril de 1864 e, em 1869, apresentou a essa sociedade seis grandes volumes intitulados “Inventions of Erastus Brigham Bigelow” patenteados ema Inglaterra de 1837 a 1868, nos quais foram reunidas as especificações impressas de dezoito patentes concedidas a ele em Inglaterra.

Ele foi eleito membro da American Academy of Arts and Sciences em 1866.

Em 1862, Bigelow formulou um esquema de tributação uniforme para os Estados Unidos por meio de selos, e publicou “The Tariff Question, considered in regard to the Policy of England and the Interests of the United States” (Boston, 1863).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...