segunda-feira, 25 de agosto de 2008

EFEMÉRIDE Friedrich Reinhold Kreutzwald, médico e escritor estoniano, considerado o pai da literatura nacional da Estónia, faleceu em Tartu no dia 25 de Agosto de 1882. Nascera em Kadrina, em 26 de Dezembro de 1803.
Só após a abolição da servidão dos estonianos em 1815, é que a família o pôde inscrever numa escola. Em 1820 concluiu os estudos secundários, trabalhando depois como professor primário. Em 1833 licenciou-se em Medicina na Universidade de Tartu, exercendo a profissão de médico até 1877.
Foi membro de várias sociedades científicas europeias e recebeu o título de Doutor Honoris Causa de muitas universidades estrangeiras.
Kreutzwald é autor de vasta obra, quase toda traduzida para a língua alemã. Além de romances, escreveu epopeias nacionais baseadas na história estoniana, antigos contos de fadas e também colecções de poesia, algumas só publicadas após a sua morte.
É considerado autor do primeiro livro originalmente estoniano, foi um dos líderes do despertar da consciência nacional e serviu de modelo às gerações mais jovens de intelectuais do seu país.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...