sexta-feira, 22 de agosto de 2008

EFEMÉRIDERay Douglas Bradbury, escritor de romances, novelas e contos de ficção-científica americano, nasceu em Waukegan, no Illinois, em 22 de Agosto de 1920. Em 1934 a família fixou-se em Los Angeles, na Califórnia, onde ele fez os seus estudos secundários, continuando depois a estudar auto didacticamente.
Entre 1938 e 1942, vendeu jornais pelas ruas de Los Angeles para ganhar a vida. Em 1938/39 publicou numa revista de ficção científica o seu primeiro conto "Hollerbochen's Dilemma" e, em 1941, ganhou pela primeira vez dinheiro com a publicação de outro (“Pendulum").
Em 1942 enveredou definitivamente pela carreira literária e pelo seu futuro estilo, uma mistura de ficção científica, terror e suspense. Três anos mais tarde, um conto seu foi seleccionado como o melhor conto dos Estados Unidos (1945).
Em 1950 publicou “Crónicas Marcianas”, uma série de 26 contos que lhe deu definitivamente a fama. Em 1953 publicou “Fahrenheit 451”, obra adaptada ao cinema em 1966 por François Truffaut.
Fez guiões para vários filmes, escreveu poesia e, em 1954, ganhou o prémio The Benjamin Franklin, pelos seus contos.
Em 1967 ganhou um prémio da Academia de Escritores de Aviação Espacial com um artigo sobre o espaço e foi considerado um mestre entre os escritores americanos de ficção científica.
Nos anos 1980 foi contratado como consultor e criador pelo Centro Epcot da Disneylândia e colaborou igualmente com a Euro Disney em França. Actualmente escreve para o cinema e para a televisão. Grande parte da sua obra tem sido adaptada ao cinema, rádio, televisão, teatro e banda desenhada.
Ray Bradbury não gosta de ser considerado como escritor de ficção científica. Diz ele que é simplesmente um narrador do “fantástico” e do irreal. Considerado uma estrela internacional teve direito a uma placa com o seu nome no Hollywood Boulevard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...