segunda-feira, 11 de setembro de 2017

11 DE SETEMBRO - JUAN ALMEIDA BOSQUE


EFEMÉRIDE - Juan Almeida Bosque, compositor, escritor, militar e político cubano, um dos comandantes originais da Revolução Cubana, morreu em Havana no dia 11 de Setembro de 2009. Nascera na mesma cidade em 17 de Fevereiro de 1927.
Juan Almeida é considerado como a terceira figura mais relevante do poder cubano, depois de Fidel Castro e do seu irmão Raúl Castro. Integrante da luta contra a ditadura de Fulgencio Batista, começou a sua actividade revolucionária em 1952, participando no assalto ao Quartel Moncada em 1953. Destacou-se nas lutas revolucionárias depois do desembarque do “Granma”, sendo nomeado comandante em 1958. Após o triunfo da Revolução em 1 de Janeiro de 1959, Almeida assumiu numerosas responsabilidades.
Fez parte do Bureau Político do Comité Central do Partido desde a sua fundação em 1965, sendo ratificado em todos os congressos. Foi eleito deputado para a Assembleia Nacional e vice-presidente do Conselho de Estado, desde a primeira legislatura do Parlamento cubano pós Janeiro de 1959. Foi presidente da Associação de Combatentes da Revolução Cubana.
Na sua faceta de compositor e escritor, lançou mais de 300 canções e escreveu dezenas de poemas e treze livros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...