sábado, 16 de setembro de 2017

16 DE SETEMBRO - GRACE AGUILAR


EFEMÉRIDE - Grace Aguilar, escritora inglesa, interessada sobretudo por temas da História e da religião judaica, morreu em Frankfurt am Main no dia 16 de Setembro de 1847.  Nascera em Hackney, em 2 de Junho de 1816.
Depois de escrever alguns dramas e poemas, publicou nos Estados Unidos, em 1842, “O Espírito do Judaísmo”, em defesa da sua fé, e - em 1845 – “A Fé Judaica e A Mulher de Israel”. Ela é, no entanto, mais conhecida pelos seus romances, dos quais os principais são: “A Influência do Lar” (1847) e “Uma Recompensa de Mãe” (1850).
Aguilar era a filha mais velha de pais com origem portuguesa, que buscaram asilo na Inglaterra, durante o século XVIII. Para reforçar a sua constituição física, que desde a infância era muito fraca, foi levada para a beira-mar e para várias localidades rurais da Inglaterra. O seu amor pela natureza foi cultivado por essas experiências. Aos doze anos, dedicou-se - por vontade própria - ao estudo das ciências naturais, aumentando uma colecção de conchas iniciada por ela, quando tinha apenas quatro anos de idade, e complementando-a com colecções de mineralogia e botânica.
Grace Aguilar foi educada principalmente pelos pais. A mãe, uma mulher culta e de forte sentimento religioso, treinou-a para ler as Escrituras sistematicamente, e - quando Grace tinha catorze anos - o pai lia-lhe com regularidade, em voz alta, principalmente livros de História, enquanto ela desenhava e bordava. Foi igualmente uma assídua aluna de música até a saúde lho permitir.
Aguilar revelou o interesse pela escrita aos sete anos de idade, quando começou um diário, que continuou quase ininterruptamente até à sua morte. Antes dos doze anos, tinha já escrito também um drama, “Gustavus Vasa”, a que se seguiram os primeiros versos. O primeiro trabalho a ser publicado (anonimamente, em 1835) foi uma recolha dos seus poemas, que ela intitulou “A Guirlanda Mágica”. O seu primeiro conto baseou-se na história marrana e o seu primeiro romance, na história escocesa (“Os Dias de Bruce”, 1852). O mais popular dos seus contos judaicos é “O Vale dos Cedros, ou o Mártir: Uma História da Espanha no Século XV”, escrito antes de 1835, mas só publicado em 1850 e duas vezes traduzido para alemão e duas vezes para hebraico. As suas outras histórias, baseadas em episódios judaicos, estão incluídas numa colecção de dezanove contos.
A primeira das obras religiosas de Aguilar foi uma tradução da versão francesa de “Israel Defended” de Isaac Orobio de Castro, impressa para circulação privada. Foi logo seguida por “Espírito do Judaísmo”, cuja publicação foi por algum tempo retardada em virtude da perda do manuscrito original.
Outros escritos religiosos de Aguilar, alguns deles elaborados em 1836, foram reunidos num só volume: “Ensaios e Miscelâneas” (1851-1852). O seu último trabalho foi um esboço da “História dos Judeus na Inglaterra”.
Os últimos anos de vida de Aguilar foram repletos de provações familiares. A sua crescente fraqueza e sofrimento obrigaram-na a mudar de ares e, em 1847, foi para a Europa continental. Antes da sua partida, algumas senhoras judaicas de Londres ofereceram-lhe um presente e uma comovedora mensagem referindo-se às suas realizações em prol do judaísmo e das mulheres judias.
Aguilar visitou o seu irmão mais velho em Frankfurt am Main e, no início da estadia, parecia estar a beneficiar com a mudança. Porém, algumas semanas depois, piorou e veio a falecer com apenas 31 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...