sábado, 23 de setembro de 2017

23 DE SETEMBRO - SUZANNE VALADON


EFEMÉRIDE - Suzanne Valadon, de seu verdadeiro nome Marie-Clémentine Valadon, pintora francesa pós-impressionista e personalidade marcante na cena artística parisiense no período que precedeu o cubismo, nasceu em Bessines-sur-Gartempe no dia 23 de Setembro de 1867. Morreu em Paris, em 7 de Abril de 1938.
Trabalhou em cafés de Montmartre e foi acrobata, abandonando o circo após uma queda e tornando-se modelo dos pintores Renoir, Puvis de Chavannes e Toulouse-Lautrec, observando simultaneamente as suas técnicas. Iniciou-se na pintura e no desenho, sob a protecção de Edgar Degas, tornando-se, pouco tempo depois, a primeira mulher admitida na Société Nationale des Beaux-Arts (1894).
As suas primeiras obras datam de 1892 e 1893, destacando-se entre elas o retrato de Erik Satie, com quem manteve uma relação em 1893. A sua produção foi marcada inicialmente pela estética de pintores como Gauguin e Paul Sérusier, particularmente acentuada após se ter separado do marido, Paul Moussis, ocorrida em 1909 e com quem casara em 1896. Passou então a dedicar-se exclusivamente à pintura, fortemente influenciada por Degas, Van Gogh e Matisse. Casou-se em 1914 com o pintor André Utter, um amigo do seu filho, com quem viveu o resto da vida.  Suzanne era mãe do pintor Maurice Utrillo.
Encontrou na galerista Berthe Weill uma sólida aliada que a apoiou no seu trabalho e que a fez participar em perto de 20 exposições entre 1913 e 1932, das quais três foram retrospectivas pessoais.
Faleceu em Abril de 1938, rodeada dos amigos pintores André Derain, Pablo Picasso e Georges Braque.
As suas obras estão expostas em numerosos museus, entre eles o Museu de Arte Moderna de Paris, o Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque e os Museus de Grenoble e de Lyon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...