sábado, 2 de setembro de 2017

2 DE SETEMBRO - GUY LALIBERTÉ


EFEMÉRIDE - Guy Laliberté, de nacionalidade canadiana, fundador e director-executivo do Cirque du Soleil, nasceu no Quebec em 2 de Setembro de 1959. Desempenha também o papel de Guia de Criação dos espetáculos da companhia, pratica a filantropia e participa em torneios profissionais de póquer.
Eleito em 2006, pela empresa Ernst & Young, como o Empreendedor do Ano, Guy Laliberté foi dono de 95% das acções do empreendimento circense avaliado em 500 milhões de dólares.
Tornou-se em Setembro de 2009 o sétimo turista espacial, ao participar numa estadia de dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional, para onde foi transportado a bordo da nave russa Soyuz TMA-16, e pela qual pagou cerca de 35 milhões de dólares.
Guy deixou a casa dos pais aos 14 anos e começou a percorrer as ruas de Quebec e da Europa, iniciando uma carreira de artista de circo como engolidor de fogo, homem da perna de pau e acordeonista. No começo dos anos 1980, fundou o seu primeiro circo juntamente com um grupo de amigos e, em 1984, criou o Cirque du Soleil, baseado na sua admiração pelo talento dos acrobatas e palhaços de rua canadianos, sendo o primeiro a fazer a mistura de diversas culturas, disciplinas artísticas e acrobáticas, num mesmo espetáculo. Desde a fundação, tem sido o principal mentor da equipa criativa de cada nova apresentação.
Em Outubro de 2007, lançou a Fundação One Drop, que visa assegurar o acesso a água potável às populações mais pobres do mundo, dotando-a pessoalmente de 100 milhões de dólares canadianos.
Em Setembro de 2009, após um período de treino na Cidade das Estrelas, tornou-se turista espacial. Durante a sua estadia em órbita, Guy dirigiu do espaço o espectáculo “Da Terra às Estrelas pela Água”, no qual participaram estrelas da música, do cinema e outras celebridades de catorze cidades dos cinco continentes.
Entre as honrarias recebias, salientam-se: doutoramento honoris causa pela Universidade Laval do Quebec (2008); foi considerado um dos Cem Homens Mais Influentes do Mundo em 2004 pela “TIME Magazine”; Ordem do Canadá (2003), a maior distinção civil do país; e a Ordre National du Québec (1997), a maior distinção concedida pelo governo do Quebec. Em 2009, a sua fortuna colocava-o no 261º lugar das pessoas mais ricas do planeta, segundo a revista “Forbes”.
Tem obtido boas classificações em vários torneios mundiais de póquer, mas geralmente perde dinheiro.
As suas acções do Cirque du Soleil foram, entretanto, vendidas a diversas firmas do Dubai, dos EUA e da China. É pai de cinco filhos de dois casamentos (Rizia Moreira e Claudia Barila).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...