sexta-feira, 1 de setembro de 2017

1 DE SETEMBRO - GENE COLAN


EFEMÉRIDE - Gene Colan, desenhador norte-americano, nasceu em Nova Iorque (Bronx) no dia 1 de Setembro de 1926. Morreu na mesma localidade em 23 de Junho de 2011, na decorrência de complicações de saúde resultantes de um cancro e de problemas no fígado.
Cresceu e estudou em Nova Iorque, obtendo o seu diploma na George Washington High School, uma escola do Estado que acolhia estudantes dotados para as artes visuais. Estudou igualmente na Art Students League of New York, sob a tutela do renomado ilustrador Frank Riley e do célebre pintor japonês surrealista e moderno Kuniashi.
Durante a Segunda Guerra Mundial, esteve nos serviços especiais do Exército, nas Filipinas, onde alguns dos seus desenhos foram publicados no “Manila Times”.
Em 1944, logo que voltou aos Estados Unidos, começou a sua carreira de desenhador na Fiction House. Gene Colan procurou instalar-se de modo permanente na indústria, mostrando os seus trabalhos à National Periodical Publications e ao Timely Comics. O director desta última empresa contratou-o de imediato.
Na década de 1950, devido a dificuldades financeiras dos empregadores fixos, desenhou para várias editoras e diversos jornais independentes. Trabalhou durante algum tempo para a DC Comics (“Sea Devils” e “Hopalong Cassidy”).
Nos anos 1960, foi desenhador principal de diversas séries da Marvel: “Demolidor”, “Homem de Ferro” e “Capitão América”, entre outras. Em alguns trabalhos desta época, usou o pseudónimo ‘Adam Austin’.
Na década de 1970, trabalhou na linha de terror da Marvel, desenhando os quadradinhos de “Drácula”, entre outros. Nessa época, criou “Blade”, juntamente com o escritor Marv Wolfman. Desenhou quase todos os números da revista “The Tomb of Dracula”, considerada uma das séries clássicas da BD de terror norte-americana.
Nos anos 1980, fez ainda mais desenhos para a DC Comics, nomeadamente “Night Force” e “Nathaniel Dusk”.  
Gene Colan foi também professor na School of Visual Arts de Manhattan e no Fashion Institute of Technology. Fez diversas conferências sobre banda desenhada, cinema e artes em geral. Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...