Correu na categoria durante 18
temporadas, entre 1958 e 1975. Graham é o único piloto a ter vencido a Tríplice
Coroa do Automobilismo: 24 horas de Le Mans (1972), 500 milhas de
Indianápolis (1966) e Grande Prémio de Mónaco (1963, 1964, 1965,
1968 e 1969).
Graham recebeu a alcunha de Mr.
Mónaco, em virtude das cinco vitórias em Monte Carlo na década de 1960:
1963, 1964, 1965, 1968 e 1969 - a sua última vitória na categoria. A sua marca só
foi superada 24 anos depois pelo brasileiro Ayrton Senna, que obteve a sexta vitória
em 1993.
Graham iniciou a sua carreira na Fórmula
1 aos 29 anos, correndo pela Lotus. Depois de dois anos sem marcar
sequer um ponto, entrou na BRM e venceu o seu primeiro campeonato em
1962. Ainda na BRM, foi vice-campeão em 1963, 1964 e 1965. O seu segundo
título veio depois de voltar para a Lotus em 1968. Nesse mesmo ano,
venceu o Grande Prémio de Espanha com a Lotus patrocinada pela Gold
Leaf, na primeira aparição de um carro estampado por uma empresa tabagista
sem vínculo com o meio automobilístico.
Graham sobreviveu a vários
acidentes antes de se aposentar aos 46 anos e montar a sua própria escuderia, a
Embassy Hill, na Fórmula 1.
Em 29 de Novembro de 1975, um
sábado, uma intensa neblina envolvia Londres, à noite. O pequeno avião bimotor
particular de matrícula norte-americana, um Piper Aztec, solicitou
autorização para aterrar no aeroporto de Heathrow. A pista estava fechada.
Tentou em Gatwick; também fechado. Como última opção, voou para o pequeno
aeroporto de Elstree, em Barnet, 16 quilómetros ao norte de Londres, voando
baixo e com uma visibilidade de 100 metros. No clube Arkley, um campo de
golfe, a 3 km da pista, houve um choque com algumas árvores, a queda e a
explosão. Seis pessoas morreram na hora. Entre elas, Graham Hill, com 46 anos.
O reconhecimento oficial foi
feito através da sua ficha dental. Os corpos, carbonizados, estavam
irreconhecíveis. Graham Hill tinha passado o dia no autódromo de Paul
Ricard, em França, fazendo testes no novo carro da sua equipa.
Além dele, dentro do avião
estavam 5 membros da equipa, incluindo o engenheiro, três mecânicos e o piloto
da equipa de F1 e compatriota de Hill, Tony Brise.
Graham era casado com Bette Hill
desde 1955 e deixou três filhos. O seu funeral teve lugar na abadia de St.
Albans, sendo sepultado na igreja de St. Botolphs, em
Shenley.
Em 1990, Graham foi incluído no International Motorsports Hall of Fame. Ao longo da sua carreira, venceu 14 Grandes Prémios de Fórmula 1.
Sem comentários:
Enviar um comentário