quinta-feira, 18 de julho de 2024

18 DE JULHO - RICHARD BRANSON

EFEMÉRIDE - Richard Charles Nicholas Branson, empresário britânico, fundador do Grupo Virgin e autor de diversos livros, nasceu em Kt (Blackheath) no dia 18 de Julho de 1950. Os seus investimentos vão da música à aviação, vestuário, biocombustíveis e até viagens aeroespaciais.

Em 2014, segundo a revista “Forbes”, Branson era o 245º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 4,9 bilhões de dólares.

No dia 11 de Julho de 2021, Branson foi lançado ao espaço num voo experimental da Virgin Galactic. No voo suborbital, Branson foi a 581º pessoa no espaço (acima de 80 km de altitude).

Branson é o mais velho dos três filhos do Barrister Edward James Branson e da bailarina e hospedeira do ar Eve Branson. Branson tem duas irmãs mais novas. O seu avô, Sir George Arthur Harwin Branson, era um juiz da Suprema Corte de Justiça.

Branson é disléxico e desistiu da escola aos 16 anos. Os eus pais educaram-no para ser independente e ter autoconfiança. Aos 16, ele criou a revista “Student”, juntamente com um seu amigo, Jonny. Ele teve muita dificuldade em lançar a primeira edição, pois não conseguia vender as páginas para publicidade. Em 1970, começou uma empresa de venda de discos pelo correio e, em 1972, abriu a rede de lojas de discos Virgin Records que se tornaria na Virgin Megastores. A marca Virgin cresceu muito durante os anos 1980 enquanto ele fundou a Virgin Atlantic e expandiu a gravadora de música Virgin Records.

Branson fez várias tentativas para bater o recorde mundial depois de 1985, quando tentou a mais rápida travessia do Oceano Atlântico. A sua primeira tentativa na “Virgin Atlantic Challenger” levou ao naufrágio do barco em águas britânicas e um resgate por helicóptero da RAF; o acontecimento recebeu ampla cobertura da imprensa. Alguns jornais pediram que Branson reembolsasse o governo pelo custo de resgate.

Em 1986, no seu “Virgin Atlantic Challenger II”, com o especialista de vela Daniel McCarthy, bateu o recorde por duas horas. Um ano depois, o seu balão de ar quente “Virgin Atlantic Flyer” cruzou o Atlântico.

Já tentou bater diversos recordes, inclusive dar a volta ao mundo num balão, mas falhou duas vezes.

Em 1999, Richard Branson tornou-se Sir, ao ser tornado cavaleiro pela Rainha Isabel II.

No ano de 2009, firmou contrato com Ross Brawn, dono da equipa de Fórmula 1 Brawn GP, tornando-se o principal patrocinador. Na temporada 2010 do Mundial, Branson lançou a sua própria escuderia, a Virgin Racing, que continuou activa na temporada de 2011 e contou com os pilotos Timo Glock e Jérôme d’Ambrosio.

Branson tem uma filha chamada Holly e um filho chamado Sam. Ele declarou numa entrevista com Piers Morgan que ele e a esposa Joan tiveram uma filha chamada Clare Sarah, que morreu quando tinha apenas quatro dias de idade, em 1979. O casal teve um casamento devido à sugestão da filha Holly quando ela tinha oito anos de idade - em 1989 em Necker island, uma ilha de 74 acres da propriedade de Branson nas Ilhas Virgens Britânicas.

Branson participou na série “Friends”, representando um vendedor ambulante de Londres, no penúltimo capítulo da quarta temporada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...