domingo, 31 de agosto de 2025

31 DE AGOTO - ANDREW CUNANAN

EFEMÉRIDE - Andrew Phillip Cunanan, assassino em série norte-americano que matou pelo menos cinco pessoas, incluindo o estilista de moda Gianni Versace (em 15 de Julho de 1997) nasceu em National City no dia 31 de Agosto de 1969. Morreu em Miami Beach, em 23 de Julho de 1997.

Oito dias depois de matar Versace, suicidou-se com um tiro na boca.

Em 12 de Junho de 1997, tornara-se o 449º fugitivo na lista dos foragidos mais procurados pelo FBI.

Antes dos assassinatos, Andrew Cunanan era um garoto de programa bem-educado e inteligente que atendia ricos clientes do sexo masculino; ele também esteve envolvido em pequenos furtos e tráfico de drogas.

O primeiro assassinato conhecido foi o do seu amigo Jeffrey Trail, um ex-oficial naval da Marinha dos Estados Unidos, ex-vendedor de propano e gerente de empresas, possivelmente um ex-amante, em 25 de Abril de 1997, em Minneapolis.

A vítima seguinte foi o arquitecto David Madson, que foi encontrado na costa leste de Rush City perto de Lake Rush, Minnesota, em 29 de Abril de 1997, com ferimentos de bala na cabeça. Madson era um ex-namorado de Cunanan. A polícia encontrou uma conexão, porque o corpo foi encontrado no sótão de um apartamento que pertencia a Madson em Minneapolis.

Imprevisível, Cunanan foi a Chicago, onde matou o milionário Lee Miglin, de 72 anos, poucos dias depois. Miglin teve o sou rosto embrulhado com fita adesiva. Depois, foi golpeado com tesouras e teve a sua garganta cortada com uma serra de jardinagem. Tratou-se de um crime sádico visando a excitação sexual, motivo clássico dos assassinos em série.

Cinco dias depois, Cunanan, que pegou o carro de Miglin, encontrou a quarta vítima em Pennsville, Nova Jersey, no ponto do Finn’s National Cemetery, matando o coveiro William Reese de 45 anos em 9 de Maio de 1997. Após este assassinato, houve o primeiro contacto de uma testemunha, o que fez o FBI aumentar a sua lista dos foragidos mais procurados. O assassino fugiu com o veículo de Reese e seguiu para Nova Iorque. Depois seguiu para Miami Beach, Flórida, onde esteve dois meses até ao seu próximo assassinato. Ele usou até mesmo o seu próprio nome para penhorar um item roubado, mesmo sabendo que a polícia rotineiramente verifica registros de casas de penhores sobre mercadorias roubadas.

Finalmente, Cunanan assassinou o famoso estilista italiano Gianni Versace que vestia algumas das pessoas mais famosas do mundo, em 15 de Julho de 1997, no que se tornaria um dos mais famosos assassinatos do século XX. Versace foi assassinado em plena luz do dia, na frente de sua casa, naquilo que parece ter sido um assassinato planeado cuidadosamente. O estilista italiano, de 50 anos, foi atingido com dois tiros fatais na nuca à queima-roupa à porta de sua mansão em South Beach. Versace foi baleado quando voltava para casa depois de ter comprado o jornal e tomado café no News Café, que ficava a uns 500 metros da sua casa.

Há quem diga que Cunanan assassinou o estilista italiano porque representava o homem famoso, rico e popular que ele gostaria de ser, mas ninguém sabe ao certo as razões que o levaram a matar.

Oito dias após o assassinato de Versace, em 23 de Julho de 1997, a polícia montou um cerco que durou mais de quatro horas a uma luxuosa mansão ancorada num canal em Miami Beach. Sob o olhar de mais de 100 agentes policiais, entre eles equipas da SWAT com escudos e armamento pesado, agentes do FBI tentaram sem sucesso, com megafones, iniciar negociações com Andrew Cunanan só depois de uma saraivada de bombas de gás lacrimogéneo, a polícia se atreveu a invadir o lugar. Cunanan foi encontrado estirado numa cama no 4º andar, onde estava escondido, morto, com um tiro na boca. Ele foi alvo de uma das maiores caças a fugitivos da história, segundo disse em Washington a procuradora-geral, Janet Reno. A arma usada por Cunanan nos assassinatos e mesmo no seu suicídio foi uma pistola semiautomática Taurus PT 100, calibre .40 S&W que pertenceu a Jeff Trail.

Na época dos crimes, havia muita especulação da imprensa e do público que os motivos de Cunanan eram que ele tinha sido diagnosticado com HIV positivo, no entanto, uma autópsia revelou que ele não possuía o vírus. A polícia vasculhou a casa flutuante onde Cunanan morreu a fim de encontrar as causas da sua matança. No entanto, Cunanan deixou para trás poucos pertences pessoais, os investigadores surpreenderam-se, dada a sua reputação de aquisição de dinheiro e posses caras vindas de homens ricos mais velhos. A polícia não considerou nada muito importante para ser registrado, excepto muitos tubos de creme de hidrocortisona e uma colecção bastante extensa de livros de C. S. Lewis.

sábado, 30 de agosto de 2025

30 DE AGOSTO - HENRIQUE DE AGUIAR OLIVEIRA RODRIGUES

EFEMÉRIDE - Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues, médico, intelectual e político português, nasceu em   Ponta Delgada no dia 30 de Agosto de 1938.

Foi presidente da Comissão Distrital de Assistência do distrito de Ponta Delgada (1974/1980), vogal da Junta Regional dos Açores, com o pelouro dos Assuntos Sociais (1975/1976), presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada (1976/1989) e deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa dos Açores na IV Legislatura (1988/1991).

Dirigiu o Instituto Cultural de Ponta Delgada, tendo publicado uma extensa obra sobre historiografia local de Ponta Delgada.

Em 4 de Junho de 2018, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

29 DE AGOSTO - LUÍSA BEIRÃO

EFEMÉRIDE - Luísa Beirão, modelo portuguesa, nasceu em Sever do Vouga no dia 29 de Agosto de 1977.

Iniciou a carreira de modelo em 1993, participando nos concursos The Look of the Year e Super Model of the World, e em 1994 ganhou o concurso da revista “Cosmopolitan”.

Luísa queria seguir a área de Educação Física, mas a Matemática, a Física e a Química dissuadiram-na. Abandonou os estudos e dedicou-se totalmente à Moda.

Depois de participar em vários desfiles internacionais, atingiu a notoriedade ao ser escolhida, em 1997, como a Tommy Girl portuguesa.

Fez parte da girl band Antilook, mas não se identificou com o projecto musical.

Em Junho de 1999, casou-se com o jogador de futebol Miguel Pedrosa, de quem se divorciou em Março de 2011.

Em 2012, um ano depois de se ter divorciado do pai dos seus filhos, Miguel Pedrosa, com quem foi casada 11 anos, a ex-manequim moveu um processo contra o ex-futebolista, acusando-o de violência doméstica e exigindo-lhe uma indemnização de 20 mil euros. Na altura, Luísa revelou que as agressões (empurrões, puxões de cabelo, estalos e pontapés) começaram em 2006 e se prolongaram até ao final do casamento. Os factos não foram provados e Miguel Pedrosa acabou por ser absolvido.

Mais tarde, Luísa refez a sua vida amorosa ao lado de Filipe Gomes, mas o namoro de três anos terminou com a manequim a interpor uma providência cautelar que impedia o empresário de se aproximar de si e dos filhos.

Em Abril de 2008, foi mãe pela primeira vez de uma menina chamada Isabel. Em Setembro de 2010 vai ser mãe pela segunda vez, fruto da sua relação com o ex-futebolista Miguel Pedrosa.

Foi eleita como imagem de marca da Coca-Cola para o Verão, surgindo num anúncio filmado em Setúbal.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

28 DE AGOSTO - LEROY CHIAO

EFEMÉRIDE - Leroy Chiao, astronauta norte-americano que participou em missões a bordo de ónibus espaciais e na Estação Espacial Internacional, nasceu em Milwaukee no dia 28 de Agosto de 1960.

A sua família tem ascendência chinesa.

Em 1983, recebeu diploma de bacharelado em Engenharia Química da Universidade da Califórnia, Berkeley. Também tem títulos de mestre e doutorado em Engenharia Química pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, obtidos em 1985 e 1987, respectivamente.

Trabalhou na empresa Hexcel Corporation em Dublin, Califórnia, entre 1987 e 1989, onde esteve envolvido em processos, manufactura e pesquisa de engenharia de materiais aeroespaciais.

Foi seleccionado pela NASA em Janeiro de 1990 e tornou-se astronauta em Julho de 1991.

Foi qualificado para ser especialista de missão em voos espaciais. Um veterano de três voos espaciais, Chiao voou nas missões STS-65 em 1994, STS-72 em 1996 e STS-92 em 2000, quando completou mais de 36 dias e 12,5 horas no espaço, incluindo mais de 26 horas de Actividades extra-veiculares em quatro caminhadas espaciais.

Em 2005, Chiao foi indicado como comandante e oficial de Ciência da NASA na Expedição 10, que foi lançada a bordo da espaçonave Soyuz TMA-5 em 14 de Outubro de 2004, passando mais 192 dias em órbita ao lado do cosmonauta russo Salijan Sharipov.

Chiao tem mais de 229 horas no espaço e como piloto tem mais de 2 500 horas de voo em diversos tipos de aeronaves.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

27 DE AGOSTO - MIGUEL TIAGO

EFEMÉRIDE - Miguel Tiago Crispim Rosado, geólogo, escritor, professor de artes marciais, motard e político português, nasceu em João Pessoa, Brasil, no dia 27 de Agosto de 1979.

Foi deputado à Assembleia da República Portuguesa pelo Partido Comunista Português, eleito pelo círculo do Distrito de Lisboa desde 2005, reeleito consecutivamente nas eleições legislativas portuguesas de 2009, 2011 e 2015.
Desde Fevereiro de 2019, é consultor para Políticas de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara Municipal de Sesimbra, uma autarquia liderada pela CDU desde 2005.
A sua juventude foi vivida no distrito de Setúbal. Licenciado em Geologia Aplicada e do Ambiente, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde foi membro da Direcção da Associação dos Estudantes e da Assembleia de Representantes.
Foi, enquanto militante da Juventude Comunista Portuguesa, membro da sua Comissão Nacional do Ensino Secundário, da Comissão Concelhia de Setúbal, da Comissão Regional de Setúbal, da Direcção Nacional e da sua Comissão Política. Foi também membro da Direcção da Organização do Ensino Superior de Lisboa da JCP e do seu Executivo e da Direcção Central do Ensino Superior da JCP e do seu Secretariado.
Enquanto militante do Partido Comunista Português, é membro da sua Direcção da Cidade de Lisboa e do Secretariado da Comissão de Actividades Económicas.
Foi eleito deputado à Assembleia Municipal de Setúbal e, posteriormente, vereador na Câmara Municipal de Lisboa.
Deputado da Assembleia da República Portuguesa durante 13 anos. Eleito deputado pela primeira vez em 2005, abandonou o cargo de deputado em 2018 para se dedicar à geologia.
Na XIII Legislatura foi vice-presidente e coordenador do grupo parlamentar na Comissão de Assuntos Europeus e na Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à gestão do banco. Foi coordenador do grupo parlamentar na Comissão de Educação e Ciência, na Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banco Internacional do Funchal (BANIF) e na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à actuação do XXI Governo Constitucional no que se relaciona com a nomeação e a demissão da Administração do dr. António Domingues. Foi membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa e da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Electricidade.
Integrou os grupos de trabalho dedicados ao Escrutínio de Iniciativas Europeias; à Declaração conjunta das despesas com dependentes em sede de IRS; ao Combate à criminalidade económica, financeira e fiscal; à Impenhorabilidade da Habitação Própria Permanente; à Conta Base e Condições dos Contratos de Crédito; à Participação de Animais em Circos; à Avaliação do endividamento público e externo; à Lei de Enquadramento Orçamental; à Supervisão Bancária; ao Parlamento dos Jovens; aos Resíduos de Plástico; e aos Serviços de Pagamento de Moeda Electrónica.
Na XII Legislatura, foi vice-presidente e coordenador do grupo parlamentar nas Comissões do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal. Foi coordenador do grupo parlamentar na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo e na Comissão de Educação, Ciência e Cultura. Integrou a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública e a X Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate.
Pertenceu aos grupos de trabalho dedicados aos temas: Direito de Autor e Direitos Conexos; Lei de Bases do Ambiente; Regime Geral das Instituições de Crédito e Conselho Nacional de Supervisores Financeiros; Comissões Bancárias; Lei de Enquadramento Orçamental; Comissionamento de contas de Depósito à Ordem; Contratos de Crédito à Habitação; Regime Fiscal das Sociedades Desportivas; Regime Jurídico da Partilha de Dados Informáticos; Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico; Regime Jurídico da Cópia Privada; “Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura” e “Braga - Capital Europeia da Juventude 2012”; Desporto; Estabelecimento do regime de acesso e exercício da actividade de artista tauromáquico e de auxiliar de espectáculo tauromáquico; Estabelecimento de medidas específicas de apoio aos profissionais de bailado profissional clássico ou contemporâneo; e Regime Jurídico da Supervisão de Auditoria.
Na XI Legislatura, foi vice-presidente e coordenador do Grupo Parlamentar da Comissão de Educação e Ciência. Foi membro da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local e da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à actuação do Governo em relação à Fundação para as Comunicações Móveis.
Pertenceu aos grupos de trabalho para os temas do Desporto; do Estatuto da Carreira Docente e Avaliação de Desempenho dos Docentes; da Apreciação na especialidade do Projecto Lei 23/XI do PEV; da Redução da Utilização de Sacos de Plástico; e para Empresa Nacional de Urânio, S.A..
Na X Legislatura, foi vice-presidente e coordenador do grupo parlamentar da Comissão de Educação e Ciência. Foi coordenador do grupo parlamentar e secretário da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Foi secretário da Comissão de Educação, Ciência e Cultura; e membro da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.
Pertenceu aos seguintes grupos de trabalho: Organismos Geneticamente Modificados (OGM); Ensino Superior; Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto; Desportos Praticados na Natureza; Associativismo Juvenil / Estudantil; Parlamento dos Jovens; Violência nas Escolas; Lei da Rádio e Difusão da Música Portuguesa; Língua Portuguesa; Estatuto Jurídico do Conselho Nacional da Juventude; Remoção de Amianto em Edifícios, Instalações e Equipamentos Públicos; Regime Jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude; Medidas Destinadas à Redução da Utilização de Sacos de Plástico; Políticas Espaciais; Ensino Especial; e Qualificação e Ensino Superior.
Foi ainda vogal dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal-Brasil, Portugal-Itália e Portugal-Japão.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

26 DE AGOSTO - KATHRYN HIRE

EFEMÉRIDE - Kathryn Patricia “KayHire, astronauta norte-americana, nasceu em Mobile no dia 26 de Agosto de 1959.

Formada em Engenharia pela Academia Naval dos Estados Unidos (USNA) e em Tecnologia Espacial pelo Instituto de Tecnologia da Flórida (FIT), recebeu as asas de oficial e piloto naval em 1982, realizando missões de pesquisa oceanográfica aérea em todo mundo durante os anos seguintes.

Em 1993, tornou-se a primeira mulher a ser admitida como piloto em esquadrões aéreos de combate, voando em aviões de patrulha costeira e marítima dos Estados Unidos.

Como integrante do comando naval central dos Estados Unidos, fez parte do apoio aéreo à invasão do Afeganistão em 2001 e do Iraque em 2003.

Começou a trabalhar no Centro Espacial John F. Kennedy em 1989, na área de engenharia ligada aos sistemas do ónibus espacial e das unidades móveis extra/veiculares, que possibilitam aos astronautas caminharem no espaço sem ligação física com a nave-mãe.

Seleccionada para o treino de astronauta em Maio de 1994, após o período de treinamento actuou como CAPCOM - controladora de vôo - no controlo de missão em Houston.

Foi ao espaço em 17 de Abril de 1998, como especialista de missão da tripulação da STS-90 Columbia, uma missão de pesquisas neurológicas do Spacelab (Neurolab), dedicada ao estudo das funções do sistema nervoso e do cérebro humano em gravidade zero, passando dezasseis dias em órbita, num total de 381 horas no espaço.

Doze anos depois, em Fevereiro de 2010, Hire voltou ao espaço, como especialista de missão na área de robótica, da STS-130 Endeavour.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

25 DE AGOSTO - RAYMOND BARRE

EFEMÉRIDE - Raymond Barre, economista e político francês, morreu em Paris no dia 25 de Agosto de 2007. Nascera em Janot, em 12 de Abril de 1924.

Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França entre 26 de Agosto de 1976 e 21 de Maio de 1981, sob a presidência de Valéry Giscard d’Estaing, e vice-presidente da Comissão Europeia na Comissão Rey e na Comissão Malfatti.

Professor universitário, foi vice-presidente da Comissão Europeia, responsável pela Economia e Finanças, de 1967 a 1973.

Em Janeiro de 1976, sob a presidência de Valéry Giscard d’Estaing, foi nomeado ministro do Comércio Exterior no primeiro governo de Jacques Chirac; depois, tornou-se primeiro-ministro.

Implementou uma política monetária destinada a reduzir a pressão da moeda sobre os preços e uma política orçamental rigorosa face ao aumento da dívida.

Ele renunciou após a vitória de François Mitterrand nas eleições presidenciais de 1981.

Candidato da UDF nas eleições presidenciais de 1988, pelo qual foi o favorito nas pesquisas por um tempo, acabou ficando em terceiro lugar com 16,5% dos votos expressos, atrás de Jacques Chirac e François Mitterrand.

Foi deputado do Ródano de 1978 a 2002 e prefeito de Lyon de 1995 a 2001.

Classificado na centro-direita e próximo da UDF, Raymond Barre é uma das raras figuras da política contemporânea a ocupar cargos tão elevados sem nunca ter sido filiado de um partido político.

domingo, 24 de agosto de 2025

24 DE AGOSTO - SOFIA DUARTE SILVA

EFEMÉRIDE - Sofia Duarte Silva, actriz portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 24 de Agosto de 1977.

A sua formação incluiu sobretudo o Curso de Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, o Workshop de Teatro Musical pela Guildford School of Acting e o 2º ano do Curso de Canto pela Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

Namorou durante dois anos com o actor Diogo Morgado. Em Março de 2008, teve o seu primeiro filho, Leonardo, com o namorado Nuno Monte, de quem se separou no ano seguinte.

Da sua carreira, fazem já parte: 17 trabalhos para televisão (2020/2021); 5 no teatro (2002/2006); 5 dobragens; e um filme, “Anita na praia” (2004).

Participou também, como produtora e co-autora, no projecto teatral “mochila às costas”, “É Por Aqui…” (2004/2007).

sábado, 23 de agosto de 2025

23 DE AGOSTO - DIDIER PIRONI

EFEMÉRIDE - Didier Joseph Louis Pironi, piloto francês de Fórmula 1 e de lancha off-shore, morreu em Southampton no dia 23 de Agosto de 1987. Nascera em Villecresnes, em 26 de Março de 1952.  

Ele foi premiado com o patrocínio do piloto Elf em 1972, um programa destinado a promover o jovem talento do automobilismo francês, que também levou Alain Prost, René Arnoux e Patrick Tambay à Fórmula 1.

Depois de se tornar campeão da Fórmula Renault na França em 1974, tendo o título de campeonato da Super Renault em 1976 e conquistando a prestigiosa corrida de apoio do Fórmula Três do Mónaco em 1977, Pironi fez a sua estreia na F1 no GP da Argentina em 15 de Janeiro de 1978. Isto foi com Ken O time de Tyrrell que, apesar de ser britânico, teve uma forte relação de trabalho com o Elf, que remonta ao final da década de 1960. No mesmo ano, Pironi fez parte da enorme equipa da Renault encarregado de ganhar as 24 Horas de Le Mans. Parceria com Jean-Pierre Jaussaud no segundo carro da equipa, o incomum «tobo abundo» A442B, pelo qual ele ganhou a corrida por quatro voltas da rival Porsche 936s.

Pironi correu na Fórmula 1 entre os anos de 1978 a 1982 pelas equipes: 78-79 Tyrrell, 80 Ligier conquistando a primeira vitória na categoria no Grande Prémio da Bélgica e 81-82 Ferrari.

A sua segunda vitória e a primeira na Ferrari aconteceu no Grande Prémio de San Marino. Foi a corrida que contou com 7 equipas: Ferrari, Renault, Alfa Romeo, Tyrrell, Toleman, Osella e ATS, enquanto que as demais boicotaram por divergências políticas.

Com os carros da Renault fora da prova, só restaram os dois carros da equipa italiana. Pironi ultrapassou Gilles Villeneuve e vice-versa para dar um pouco de emoção ao público presente no autódromo, já que não tinha concorrência e o 3º colocado que era o Tyrrell-Ford Cosworth aspirado de Michele Alboreto, e estava bem longe da dupla Ferrarista. Na última volta, Pironi ultrapassou Villeneuve e venceu a corrida ignorando as ordens da equipa. No pódio, era visível a crise interna dos dois pilotos.

Foi a última corrida do piloto canadiano e que faleceria duas semanas depois nos treinos do GP da Bélgica em Zolder.

A terceira e última vitória de Pironi aconteceria no GP da Holanda em Zandvoort.

Com o 2º lugar no GP da Grã-Bretanha em Brands Hatch, Pironi liderava o campeonato pela primeira vez e com 5 pontos de vantagem sobre o norte-irlandês John Watson da McLaren. Na etapa seguinte, o GP da França em Paul Ricard, Pironi aumentava para 9 com o 3º lugar conquistado. Imaginava-se que ele seria o primeiro piloto francês com grandes chances de ganhar o campeonato. Com a pole conquistada para o GP da Alemanha em Hockenheim, nos treinos livres debaixo de imensa chuva, ele ultrapassava o Williams do irlandês Derek Daly, não vê o Renault de Alain Prost, e catapulta-se, quase da mesma forma que no acidente do seu ex-companheiro Gilles Villeneuve, exactamente três meses antes. Gravemente ferido em ambas as pernas, não corre as últimas cinco provas do campeonato e também na Fórmula 1.  Na antepenúltima etapa, o GP da Suíça, a sua liderança foi perdida para o finlandês Keke Rosberg, o campeão daquele ano. Na grande chance de alcançar o tão sonhado campeonato, Pironi foi vice-campeão (o melhor até então para os franceses) terminando com a mesma pontuação de John Watson, porém no critério de desempate, o francês tem um 3º lugar de vantagem sobre o norte-irlandês.

Pironi ainda voltou a testar um carro de Fórmula 1 da equipa AGS no ano de 1986, mas depois disso dedicou-se à competição de Offshore (barcos). Em Agosto de 1987, numa prova ao largo da Ilha de Wight, no sul da Inglaterra, o seu barco Colibri, que disputava a ponta com outro barco, virou numa onda causada pelo petroleiro “Avon” e Pironi morreu no choque.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

22 DE AGOSTO - JULIUS J. EPSTEIN

EFEMÉRIDE - Julius J. Epstein, guionista norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 22 de Agosto de 1909. Morreu em Los Angeles, em 30 de Dezembro de 2000.

Epstein ganhou um Oscar pela co-autoria do filme “Casablanca” em 1943.

Em 1998, recebeu um prémio Career Achievement Award da Los Angeles Film Critics Association pelo conjunto das suas obras.

Os seus outros créditos no cinema incluíram “Quatro Filhas” (1938), pelo qual recebeu a sua primeira nomeação para os Oscars; “A Noiva Caiu do Céu” (1941); “Satã Janta Connosco” (1942); “Mr. Skeffington” (1944); “Armadilha Amorosa” (1955); “Light in the Piazza” (1962); “Não Me Mandem Flores” (1964); “Reencontro de Amor” (1972); “Cruz de Ferro” (1977); e “Amor e Boémia” (1983).

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

21 DE AGOSTO - MIGUEL VALE DE ALMEIDA

EFEMÉRIDE - Miguel de Matos Castanheira do Vale de Almeida, antropólogo português, nasceu em Lisboa no dia 21 de Agosto de 1960.

É activista LGBT e foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, tendo estado envolvido na aprovação da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e da lei de identidade de género.

É professor catedrático do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde se doutorou.

Desenvolveu investigação em Portugal, no Brasil e em Espanha, em questões de género e sexualidade, assim como raça e pós-colonialismo.

É director da revista de antropologia “Etnográfica”. Publicou vários livros, dois dos quais também nos EUA e no Reino Unido.

É o autor do livro de ficção científica “Euronovela”, que foi ao prelo em 1998 e que venceu o prémio Editorial Caminho de Ficção Científica.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

20 D AGOSTO - SUSANA MOREIRA MARQUES

EFEMÉRIDE - Susana Moreira Marques, jornalista e escritora portuguesa, nasceu no Porto em 20 de Agosto de 1976 

Estudou Comunicação e Cinema. Trabalhou para o jornal “Público” como estagiária e mais tarde, foi sua correspondente em Londres.

Voltou para Portugal em 2010. Passou a colaborar também com o “Jornal de Negócios”.

Publicou em 2013 o livro “Agora e na Hora da Nossa Morte”, sobre um projecto da Fundação Calouste Gulbenkian de cuidados paliativos para doentes terminais. O livro foi lançado em inglês com o título “Now and the Hour of our Death”, em 2015.

Em 2023, publicou o livro “Lenços Pretos, Chapéus de Palha e Brincos de Ouro”, inspirado na obra “As Mulheres do Meu País” de Maria Lamas.

Recebeu:  o Prémio de Jornalismo Direitos Humanos e Integração (Unesco - 2012) e o de Jornalismo Contra a Indiferença (AMI) no mesmo ano.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

19 DE AGOSTO - MAURICE BOURGÈS-MAUNOURY

EFEMÉRIDE - Maurice Bourgès-Maunoury, político francês, nasceu em Luisant (Eure-et-Loir) no dia 19 de Agosto de 1914. Morreu em Paris, em   10 de Fevereiro de 1993.

Ocupou o cargo de primeiro-ministro da França, entre 12 de Junho de 1957 e 6 de Novembro de 1957.

Enquanto ele era primeiro-ministro, o governo francês conseguiu a ratificação parlamentar do Tratado de Roma.

Ele foi sucedido como primeiro-ministro em Novembro de 1957 por Félix Gaillard.

Como ministro do Interior, nomeou o polémico Maurice Papon para a frente da Prefeitura de Polícia em 1958, funções que manteve durante o massacre de 1961 em Paris.

Opôs-se ao retorno de De Gaulle ao poder e fez campanha contra a Constituição da Quinta República.

Foi candidato nas Landes, nas eleições legislativas de 1973. Mas, apesar do apoio da maioria, não conseguiu voltar à Assembleia Nacional, derrotado pelo deputado socialista cessante Henri Lavielle.

 Faleceu em Paris, em 1993

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

18 DE AGOSTO - DIDIER AURIOL


EFEMÉRIDE - Didier Auriol, piloto francês de ralis, nasceu em Montpellier no dia 18 de Agosto de 1958.

Inicialmente foi condutor de ambulâncias. Fez o seu nome no Campeonato do Mundo WRC na década de 1990. Foi piloto da Lancia, Toyota e Peugeot entre outros, antes de perder o seu lugar na Škoda no final de 2003.

A primeira prova ganhar por Didier no Campeonato do Mundo de Ralis foi o Tour de Course em 1988 ao volante de um Ford Sierra Cosworth. Nesse ano foi Campeão Nacional de Ralis em França, título que já era seu desde 1986.

Em 1989, passou para a Martini Lancia onde permaneceu 4 temporadas guiando 3 versões do então muito competitivo Lancia Delta Integrale.

Em 1992, pilotando a versão final daquela viatura, conseguiu a proeza de vencer 6 ralis em apenas uma temporada, um recorde apenas batido pelo seu compatriota Sébastien Loeb em 2005. Apesar destes excelentes resultados, faltou consistência a Auriol que devido a falta de pontuação noutros ralis e uma azarada desistência na última prova do campeonato - RAC - deu o título de campeão a Carlos Sainz.

Em 1993, Auriol passou para a Toyota onde, no ano seguinte, se sagra Campeão do Mundo de Ralis ao volante de um dos mais espectaculares carros de ralis de sempre, o Toyota Celica GT-Four ST185.

Em 1995, dá a primeira vitória ao Celica GT-Four ST205 no Tour de Course, mas no Rali da Catalunha é descoberto o uso ilegal de componentes no turbo do carro japonês o que levou à exclusão da equipa do campeonato e consequente anulamento dos resultados e ainda foram banidos para a temporada seguinte.

No ano seguinte, Auriol fez ralis pela Subaru e Mitsubishi, mas sem resultados de relevo.

Em 1998, volta à Toyota com o Corolla WRC com o qual consegue alguns pódios e uma vitória no Rali da Catalunha. Em 1999, é mais consistente e consegue dar o título de marcas à Toyota, mas para a conta pessoal ficou apenas uma vitória no Rali da China.

Em 2000, passa para a Seat Sport conduzindo o bonito Córdoba WRC, o qual não lhe permitiu aspirar por grandes posições. O resultado final foi péssimo, de 3º em 99, Auriol acabou o campeonato em 12º no ano seguinte conseguindo apenas pontuar no Rali Safari.

Didier era um especialista em asfalto, mas com o evoluir da carreira ganhou experiência e competitividade na terra chegando a ganhar no rali mais difícil do campeonato, a Finlândia em 1992.

Em 2001, guiando um competitivo Peugeot 206 WRC conseguiu melhores resultados e a sua última vitória no WRC, no Rali da Catalunha.

Em 2002, fez apenas o Rali de Monte Carlo onde desiste e ainda uma prova extracampeonato, o Rali de Portugal que venceu.

Em 2003, ingressou na Skoda, mas não conseguiu grandes resultados pontuando em apenas 3 provas. A partir daí, só fez provas esporádicas e o último rali do WRC que disputou foi o Rali de Monte Carlo num 206 WRC. Nesse mesmo ano, veio a Portugal como piloto convidado para o nosso rali, acabando por desistir devido a despiste.

Recentemente, tem vindo a trabalhar com a Grifone no desenvolvimento de vários S2000 e chegou a ser pensada a sua participação num programa pelo Intercontinental Rally Challenge.

Conseguiu estar no Rali de Portugal 2008, no ano em que comemorou 50 anos, repetindo a presença no IRC em 2009, mas no Rali de Monte Carlo.

Nota ainda para um recorde deste piloto francês, que ganhou por 6 vezes a Volta à Córsega, um feito apenas conseguido por outro espectacular piloto francês, Bernard Darniche.

domingo, 17 de agosto de 2025

17 DE AGOSTO - OLIVERIO GIRONDO

EFEMÉRIDE - Oliverio Girondo, poeta vanguardista argentino que passou pelo Rio de Janeiro em 1920, nasceu em Buenos Aires no dia 17 de Agosto de 1891. Morreu na mesma cidade em 24 de Janeiro de 1967.

Escreveu um poema intitulado justamente “Rio de Janeiro”, em “Veinte poemas para leer en el tranvía”, de 1922, no qual o «fragmentarismo cubista e o multiperspectivismo apontam para a paródia do exótico nos viajantes do século XIX. A cidade se reduz a um cartão-postal, anti-romântico, caricatural. É a vanguarda descobrindo a exterioridade, a visualidade, a paisagem, o erotismo, o carácter efémero das sensações e das emoções, a ilusão de simultaneidade».

sábado, 16 de agosto de 2025

16 DE AGOSTO - ANA LAÍNS

EFEMÉRIDE - Ana Margarida Laíns da Silva Augusto, cantora portuguesa de fado e de música tradicional portuguesa, nasceu em Tomar no dia 16 de Agosto de 1979.

Tendo nascido em Tomar, Ana Laíns tem uma forte ligação a Constância, onde pela primeira vez cantou em público com apenas 6 anos.

Só aos 15 anos é que cantou o seu primeiro fado, «a pedido do pai, Manuel Augusto, militar de carreira» e «por insistência do fadista João Chora».

Após ter vencido a Grande Noite do Fado de Lisboa em 1999, decide levar a sério a sua carreira musical e as suas actuações levaram-na por vários países europeus como Alemanha, França, Bélgica e Luxemburgo, atravessando até o Atlântico para cantar nos Estados Unidos da América.

No ano seguinte, em 2000, começam a surgir os seus primeiros registos em estúdio, através de participações em compilações.

Em 2001, participou no 37º Festival RTP da Canção, com o tema “Há Sempre Alguém que Nos Quer”.

Depois de assinado o seu primeiro contrato discográfico em 2003, Ana começa a gravar, no final de 2005, o seu disco de estreia contando com Diogo Clemente na direcção musical e na produção.

Em Abril de 2006, chega ao mercado o seu primeiro álbum, “Sentidos”. Nesta edição da Difference, Ana Laíns interpreta poemas de autores como Florbela Espanca, Lídia Oliveira ou António Ramos Rosa, sendo também possível encontrar assinaturas como Jorge Fernando.

A digressão de promoção de “Sentidos” passa também por Espanha, Bélgica, Holanda, Rússia e Grécia.

No Verão de 2009, surge o convite de Boy George para gravar o tema “Amazing Grace”, que viria a ser incluído no seu novo trabalho “Ordinary Alien”, editado nos inícios de 2011.

Em 2010, no ano em que Ana Laíns assinalou 10 anos de carreira, lançou o seu álbum “Quatro Caminhos”, em 1 de Março, que conta novamente com a chancela Difference e com a cumplicidade de Diogo Clemente na produção e na direcção musical.

Este segundo trabalho regista, em “Não Sou Nascida do Fado”, a estreia da fadista como responsável por uma das letras, ao lado de poemas de Natália Correia, o uruguaio Rubén Darío ou o brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Na autoria da parte musical encontramos nomes como Amélia Muge, José Manuel David ou Filipe Raposo.

Ainda em 2010, Ana Laíns participa em dois temas do álbum “Catavento” de Beto Betuk, um trabalho que conta ainda com participações de artistas como Dulce Pontes e Ivan Lins.

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

15 DE AGOSTO - LAURA LUÍS

EFEMÉRIDE - Laura José Ramos Luís, futebolista portuguesa que actua como avançada, nasceu no dia 15 de Agosto de 1992.

Actualmente (2024), joga pelo CS Marítimo.

Teve a sua primeira internacionalização em 2008, fazendo actualmente (2017) parte da Selecção Portuguesa de Futebol Feminino.

Em 2017, jogou no SC        Braga.          

Fez parte de Selecção Nacional Sub-19 em 2010/2011. Jogou 6 jogos, marcando 6 golos.

Pela Selecção principal de Portugal, jogou 30 jogos e marcou 7 golos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

14 DE AGOSTO - ENZO FERRARI

EFEMÉRIDE - Enzo Anselmo Giuseppe Maria Ferrari, industrial italiano, fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica de automóveis Ferrari, morreu em Maranello no dia 14 de Agosto de 1988. Nascera em Módena, em 18 de Fevereiro de 1898.

Apaixonou-se pelo automobilismo com apenas dez anos de idade, quando assistiu ao circuito de Bolonha em 1908.

Enzo Ferrari trabalhou como mecânico até ao início da Primeira Guerra Mundial, altura em que ingressou na Contruzioni Mecaniche National, como piloto de testes. Aos 21 anos, tentou trabalhar na Fiat, mas foi recusado. Pouco depois, entrou para a Alfa Romeo, mas desta vez como piloto.

Criou a Scuderia Ferrari no ano de 1925, em Módena, mas durante a Segunda Guerra Mundial viu-se obrigado a transferir a fábrica de automóveis para Maranello, a dezoito quilómetros de Módena. Depois da Segunda Guerra Mundial, a Ferrari ganhou dois títulos mundiais, em 1952 e 1953.

Alfredino Ferrari, filho de Enzo, morreu em 1956, aos 24 anos, sofrendo de distrofia muscular progressiva. Isto fez com que Enzo se tornasse uma pessoa amargurada. Desde então, Enzo nunca mais pisou uma pista de corrida e passou a usar os inseparáveis óculos escuros.

Autodidacta em mecânica, recebeu em 1960, da Universidade de Bolonha, o título de doutor honoris causa em engenharia e, mais tarde, em física. Recebeu do governo italiano o título de comendador.

Os últimos sucessos que viu da sua equipa de Fórmula 1 foram os títulos de Jody Scheckter em 1979 e o título de construtores em 1983.

O último carro da marca fundada pelo comendador, que ele aprovou em vida, foi o lendário F40 de 1987. Enzo gostou tanto do carro que proferiu a seguinte e famosa frase: «Se Deus fosse um carro, seria um F40».

Enzo Ferrari faleceu aos 90 anos de idade e, segundo a sua vontade, a morte só foi tornada pública dois dias depois.

Alguns anos mais tarde, começou um período de hegemonia da Ferrari, ganhando cinco títulos seguidos com Michael Schumacher, entre 2000 e 2004. Conquistou também seis títulos de construtores entre 1999 e 2004, consolidando o seu lugar de maior escuderia de Fórmula 1 da história.

Em 2002, apareceu o FerrariEnzo Ferrari”, uma homenagem ao seu fundador.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

13 DE AGOSTO - FRANCISCO GOMES DE AMORIM

EFEMÉRIDE - Francisco Gomes de Amorim, poeta, dramaturgo e romancista português, nasceu na Póvoa de Varzim, A Ver-o-Mar, em 13 de Agosto de 1827. Morreu em Lisboa, Encarnação, no dia 4 de Novembro de 1891.

Este escritor, filho de José Gomes de Amorim e de sua esposa Mariana Joaquina Bento, emigrou com dez anos para o Brasil.

De regresso a Portugal, tornou-se amigo do 1º Visconde de Almeida Garrett, que veio a morrer nos seus braços.

Apesar de viver em Lisboa, deslocava-se regularmente à Póvoa de Varzim, tornando-se amigo de Oliveira Martins, quando este escreve o “Requerimento dos Poveiros” a D. Luís I, para se fazer a construção do porto de abrigo.

Encontra-se colaboração de sua autoria em diversas publicações periódicas: “O Panorama” (1837/1868), “Revista universal lisbonense” (1841/1859), a “Ilustração Luso-Brasileira” (1856/1859), “Arquivo pitoresco” (1857/1868), “O Pantheon” (1880/1881), “Ribaltas e gambiarras” (1881) e “Tiro civil” (1895/1903).

Foi tio paterno do 1º Barão de A-Ver-o-Mar.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

ANA LAÍNS - " Não Sou Nascida do Fado "

12 DEAGOSTO - ANDY CRUZ

 

EFEMÉRIDE - Andy Cruz, pugilista cubano, campeão olímpico, nasceu em Matanzas no dia 12 de Agosto de 1995.

Andy Cruz conseguiu dois ouros nos Jogos Pan-Americanos, bem como no Campeonato Mundial da AIBA.

Conquistou também medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, após derrotar o norte-americano Keyshawn Davis, na categoria peso leve, e consagrar-se campeão.

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

11 DE AGOSTO - JAN PALACH

EFEMÉRIDE - Jan Palach, estudante checo que cometeu suicídio através de auto-imolação como forma de protesto político, nasceu em Praga no dia 11 de Agosto de 1948. Morreu na mesma cidade em 16 de Janeiro de 1969.

A invasão da República Checa liderada pela União Soviética em Agosto de 1968 tinha a pretensão de esmagar as reformas liberalistas do governo de Alexander Dubček na Primavera de Praga.

Jan Palach morreu após atear fogo em si próprio na Praça de São Venceslau, na cidade de Praga, no dia 16 de Janeiro de 1969. Tinha 20 anos de idade.

O funeral de Jan Palach transformou-se num grande protesto contra a ocupação, e um mês depois (em 25 de Fevereiro de 1969) um outro estudante, Jan Zajíc, também ateou fogo a si próprio e queimou-se até à morte no mesmo local, seguido ainda por Evžen Plocek, em Abril do mesmo ano, na cidade de Jihlava.

Jan Palach foi inicialmente enterrado no cemitério Olšany. À medida que a sua lápide se foi tornando um local de veneração, a StB (a polícia secreta do país) foi incumbida de destruir qualquer memória do legado de Jan Palach, e exumou os seus restos mortais na noite de 25 de Outubro de 1973. O seu corpo foi cremado e enviado a sua mãe na cidade de Všetaty, terra natal do estudante, enquanto uma mulher desconhecida foi posta no local. Não foi permitido à mãe de Jan Palach depositar a urna com as cinzas no cemitério local até 1974. Em 25 de Outubro de 1990, a urna foi recolocada oficialmente no seu local de origem, na cidade de Praga.

A chamada “Semana Palach” ocorreu no vigésimo aniversário de morte de Jan Palach. Foi uma série de manifestações anticomunistas em Praga, entre 15 e 21 de Janeiro de 1989, todas suprimidas pela polícia, que precederam a queda do comunismo na então Checoslováquia, 11 meses depois.

Após a Revolução de Veludo, Jan Palach (junto com Jan Zajíc) foi homenageado com uma cruz de bronze encravada no ponto onde ele caiu, do lado de fora do Museu Nacional, bem como com uma praça com o seu nome.

O astrónomo checo Luboš Kohoutek, que veio a deixar o país no ano seguinte, nomeou um asteróide, que havia sido descoberto em 22 de Agosto de 1969, como ‘1834 Palach’. Existem vários outros memoriais a Jan Palach em cidades pela Europa, incluindo um pequeno memorial dentro dos túneis em Jungfraujoch, na Suíça.

Muitos incidentes posteriores de auto-imolação podem ter sido influenciados pelo exemplo de Jan Palach e a popularidade que o evento alcançou na imprensa. Na Primavera de 2003, um total de seis jovens checos atearam fogo a si próprios e queimaram-se até a morte, notadamente o estudante secundário Zdeněk Adamec, que se matou em 6 de Março de 2003, quase no mesmo local de Jan Palach, em frente ao Museu Nacional, deixando uma nota de suicídio com referências explícitas a Jan Palach e aos outros que cometeram suicídio em 1969. As razões para a série de suicídios, entretanto, não é clara.

A apenas uma caminhada de distância do local onde Jan Palach cometeu suicídio, um monumento na cidade velha de Praga presta homenagem ao pensador religioso Jan Hus, que foi queimado na fogueira por suas ideias em 1415. Ele próprio foi celebrado como herói nacional durante muitos séculos, sendo automaticamente ligado ao caso de Jan Palach.

A banda de rock britânica Kasabian dedicou a música “Club Foot a” Jan Palach.

domingo, 10 de agosto de 2025

10 DE AGOSTO - PEDRO MIGUEL NEVES

EFEMÉRIDE - Pedro Miguel Rodrigues Neves, basquetebolista português, nasceu na Sé (Porto) em 10 de Agosto 1968. Actuava como base.

Jogou primeiro pelo SC Vasco da Gama e pelo FC Porto.

Alcançou os melhores resultados da sua carreira no SL Benfica, onde foi um dos melhores jogadores da sua «Era de Ouro».

Conquistou os títulos de Campeão Nacional, por cinco vezes, de 1991 a 1995, e 5 Taças de Portugal.

Exercia as funções de capitão do Benfica, quando se viu obrigado a abandonar a competição, em Abril de 2000, devido a uma grave lesão, quando tinha apenas 31 anos d idade.

Jogou 84 vezes pela Selecção Portuguesa de Basquetebol, de 1988 a 1998, sendo um dos seus jogadores mais internacionais.

sábado, 9 de agosto de 2025

9 DE AGOSTO - ROMANO PRODI

EFEMÉRIDE - Romano Prodi, político e economista italiano, nasceu em Scandiano no dia 9 de Agosto de 1939.

Foi presidente da União Europeia, de 1999 até 2004 e líder do partido A Oliveira e da coalizão A União, disputou com Silvio Berlusconi a chefia do governo de Itália nas eleições legislativas de 2006, obtendo a vitória por pequena margem de votos. Desde 14 de Outubro 2007, Prodi é um dos expoentes do Partido Democrático.

Os seus estudos iniciaram-se em Reggio Emilia, na mesma província em que nasceu. É formado em Direito pela Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, tendo produzido conteúdo académico em Milão, Bolonha e na London School of Economics.

Também foi professor visitante na Universidade Harvard e no Stanford Institute for Economic Policy Research.

Romano Prodi entrou para a política no fim da década de 1970, quando Giulio Andreotti o convidou para assumir o Ministério da Indústria. Presidiu o Istituto per la Ricostruzione Industriale, em 1982, tendo sido responsável por um bem-sucedido programa de saneamento financeiro. Voltou a ocupar o posto em duas outras ocasiões.

Seu primeiro mandato como primeiro-ministro teve início em 1996, quando, presidindo a coalizão de centro-esquerda A Oliveira (L’Ulivo), venceu as eleições gerais do país. O seu governo teve, além de políticos de centro e de esquerda, participação do Partido da Refundação Comunista (Rifondazione Comunista), formação originária do antigo PCI. Teve como prioridade o saneamento da economia italiana, dada a necessidade de ajuste orçamentário do país, visando o seu ingresso na União Europeia. Com a retirada do apoio da Refundação Comunista, em 1998, Prodi deixou o cargo, que foi então assumido por Massimo D’Alema.

No ano seguinte à sua destituição, assumiu a presidência da União Europeia, permanecendo no cargo até 2004. Foi no seu mandato que a moeda única europeia, o euro, entrou em circulação, em 1 de Janeiro de 2002.

Após o fim do seu mandato na UE, retornou à política italiana e, em 2005, formou uma nova coalizão de esquerda, A União (L’Unione) - onde se incluíam A Oliveira, A Margarida (La Margherita) e outros pequenos partidos de centro-esquerda. É aclamado presidente da coligação.

Nas eleições gerais italianas, ocorridas em Abril de 2006, conseguiu vitória apertada contra o então primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Mas, apoiado pela lei eleitoral vigente, alterada no mandato do próprio Berlusconi, conseguiu maioria no parlamento, o que lhe conferiu maior governabilidade. Silvio Berlusconi não aceitou a sua derrota, pedindo recontagem dos votos; contudo, Prodi assumiu pela segunda vez o posto, em 17 de Maio de 2006, inaugurando o segundo governo Prodi.

Em 21 de Fevereiro de 2007, o governo Prodi foi derrotado por dois votos numa proposta governamental enviada ao Senado italiano pelo ministro de Relações Exteriores Massimo D’Alema. Prodi seguiu, então, para o Palácio do Quirinal, onde entregou a sua renúncia ao presidente Giorgio Napolitano, que cancelara uma visita oficial a Bolonha para receber o primeiro-ministro. Napolitano evitou qualquer decisão sobre a renúncia de Prodi até encontrar-se com as forças políticas do país. Napolitano tomou a sua decisão em 24 de Fevereiro. Não aceitou a renúncia de Prodi e mandou-o ao Parlamento para tentar obter um voto de confiança dos deputados e senadores. Disse, entretanto, que caso o primeiro-ministro não obtivesse a confiança do Parlamento, poderia deixar o cargo.

Em 28 de Fevereiro de 2007, o governo de Prodi conseguiu o voto de confiança dos senadores, contando com 162 votos contra 157 da oposição conservadora. Na sexta-feira, 2 de Março, a Câmara dos Deputados, onde o governo contava com grande maioria, deu o voto de confiança, confirmando a continuidade de Prodi no cargo.

A segunda e definitiva crise de governo ocorreu em 24 de Janeiro de 2008. Após a saída do ministro da Justiça, Clemente Mastella (acusado de corrupção política) e de seu partido, Udeur (Unione Democratici per l’Europa, de centro, oriundo da antiga Democracia Cristã) da coalizão de apoio ao governo, Prodi perdeu a maioria no Senado. Pedido o voto de confiança ao Parlamento, o governo obteve-a na Câmara, onde tinha ampla maioria, em 23 de Janeiro. Porém, foi derrotado no Senado - com 156 votos favoráveis, 161 desfavoráveis e uma abstenção. Além do voto contrário da Udeur, também alguns senadores de outros partidos votaram contra. Após a perda de confiança do Parlamento, o primeiro-ministro dirigiu-se ao Quirinal para entregar o seu pedido de demissão ao chefe de Estado, Giorgio Napolitano. Este pode decidir-se a antecipar as eleições, as quais só deveriam ocorrer em 2011.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

8 DE AGOSTO - LUÍS ROUXINOL

EFEMÉRIDE - Luís Rouxinol, de seu verdadeiro nome Luís Armando Ferreira Vicente, cavaleiro tauromáquico português, nasceu no Montijo, Santo Isidro de Pegões, em 8 de Agosto de 1968.

Um dos mais regulares e bem-sucedidos cavaleiros tauromáquicos portugueses, Luís Rouxinol estreou-se em público com apenas oito anos de idade, em Paio Pires, corria o ano de 1976.

Aos 11 anos, debutava na Monumental do Campo Pequeno, onde actuou numa garraiada organizada pela Associação de Estudantes do Liceu Gil Vicente.

Prestou provas para cavaleiro praticante na praça de toiros Daniel do Nascimento, Moita, no dia 26 de Maio de 1986.

Em 1981, estreou-se em Espanha e, em 1986, em França.

Tomou a alternativa em Santarém, na Monumental Celestino Graça, em 10 de Junho de 1987, frente a toiros de João Moura (pai), na corrida do programa “Despertar”, da Rádio Renascença. Teve como padrinho João Moura e como testemunhas Joaquim Bastinhas e Rui Salvador, actuando nas pegas os forcados de Montemor e Vila Franca.

Durante vários anos, como nas temporadas sucessivas de 2008, 2009, 2010 e 2011, foi o cavaleiro com mais actuações nas praças portuguesas.

Em 2017, por ocasião dos seus 30 anos de profissionalização como cavaleiro tauromáquico, a Câmara Municipal do Montijo dedicou-lhe a exposição “Luís Rouxinol: 30 anos de alternativa”.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

7 DE AGOSTO - MARIA ESPERANZA DE BIANCHINI

EFEMÉRIDE - Maria Esperanza Medrano de Bianchini, ou simplesmente Maria Esperanza, mística venezuelana conhecida por testemunhar aparições da Virgem Maria, considerada serva de Deus pela Igreja Católica, morreu em Long Beach Island no dia 7 de Agosto de 2004. Nascera em Barrancas del Orinoco, em 22 de Novembro de 1928.

Maria Esperanza de Bianchini era mãe de sete filhos e avó de 20 crianças. Enquanto Maria Esperanza considerava se tornar freira, foi-lhe revelado numa visão em 3 de Outubro de 1954, que a sua vocação era para a vida matrimonial. Numa visão de São João Bosco, foi-lhe revelado que ela encontraria o seu esposo pela primeira vez em 1 de Novembro de 1955, o que de fato teria acontecido.

Ela era particularmente devota de Santa Teresinha. Desde a sua juventude, Maria Esperanza viveu uma vida de virtude e fidelidade a Deus e recebeu os dons do conhecimento sobrenatural, cura, visões, discernimento de espíritos, locução, êxtase, levitação, o odor da santidade, os estigmas e a capacidade de ler os corações dos outros.

Testemunhas afirmam tê-la visto levitando durante a missa e se envolvendo em bilocação. Maria Esperanza também teria recebido a direcção espiritual e o manto do Padre Pio, e recebeu na presença do seu marido uma visitação bilocalizada do mesmo sacerdote no dia anterior à sua morte.

Em 1979, ela criou a Fundação Betânia, um movimento leigo destinado a evangelizar, educar e desenvolver o bem-estar da sociedade e na vida familiar, e promover a justiça social. A sua família continua ainda a dirigir a instituição.

Maria Esperanza teria visto a primeira aparição da Virgem Maria em 1976. Nas aparições, Maria se intitulou como «A Virgem e Mãe, Reconciliadora de todos os povos e nações». Ela tornou-se uma figura de renome mundial após as aparições.

Foi relatado que Maria Esperanza e mais de 1 50 pessoas testemunharam juntas uma das aparições no dia 25 de Agosto de 1984, na fazenda Finca Betania, que ela e seu marido adquiriram em 1974, motivando a abertura de uma investigação sobre a origem dos fenómenos.

No ano de 1987, as aparições marianas foram aprovadas pelo bispo de Los Teques, dom Pio Bello Ricardo, após uma consulta com o cardeal Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI), que era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé na época.

Em 31 de Janeiro de 2010, na catedral de São Francisco de Assis em Metuchen, Nova Jersey, foi aberto o processo de beatificação e canonização de Maria Esperanza pelo bispo Paul Gregory Bootkoski da Diocese de Metuchen, acto que lhe deu o título de serva de Deus.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

6 DE AGOSTO - RICARDO MELLO GOUVEIA

EFEMÉRIDE - Ricardo Maria de Brito e Cunha de Mello Gouveia, jogador profissional de golfe português, nasceu em Lisboa n dia 6 de Agosto de 1991.

Cresceu a jogar no mesmo clube que Ricardo Santos (Clube de Golfe de Vilamoura) o que Mello Gouveia considerou «uma boa inspiração».

Ricardo Mello Gouveia tornou-se profissional na modalidade em 2014.

Vencedor do European Challenge Tour em 2015 (Road to Oman), foi o primeiro português a conquistar a segunda liga do golfe europeu.

Um dos melhores jogadores portugueses desta modalidade da actualidade, Mello Gouveia tornou-se, em 2015, no mais bem classificado de sempre no ranking mundial de jogadores de golfe. A sua melhor classificação nesta listagem foi 77º em 2016, tendo terminado a temporada de 2015 em 83º lugar.

Ricardo Mello Gouveia representou Portugal no jogo por tacadas individual masculino do golfe nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. Nesta que foi a edição que marcou o regresso da modalidade ao programa olímpico após 112 anos de ausência, Ricardo Mello Gouveia ficou em 59º lugar, atrás do outro representante luso Filipe Lima (48º).

Em Junho de 2024, alcançou o quinto lugar no Blot Open da Bretanha, prova do Challenge Tour de golfe, como recompensa recebeu 12 150 €.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...