terça-feira, 27 de abril de 2004

Poema de António Aleixo, de Goyânia (Brasil):


AMÔ CAIPIRA

(em goianês)


CAPÍTU II



Dêsdi isturdía qui tô perrêngui
Inté pensei qui fôssi a dêngui
Né não, é a tár obiçeção
Pur muié qui paréci vião
Qui fáis dá tuntura i parpitassão
Judía mais qui dô di carnegão
Asvêis o cára si tórna açombração
Aí o geito é a internassão

Cem oçê num vô agüentá
Cumída ô reza num vai ajudá
Já tô pá istorá
Sieu morrê di paxão
A curpa é só sua intão
Vão ti levá pá prizão
O remórço vai ti corroê
Num quéru sabê do oçê sofrê

Quero oçê prálá di sadiínha
Só qui nem magra nem gordínha
Não tristi mais alegrínha
Não suáda mais fresquínha
Ancim tipo uma gatínha
Di mais ninguém só mínha
Póçu inté tá cum uzura
Ti quero cuma uma ismerárda pura

Ah, Minha prênda di ôro!
Tumei xá di cravo
Mais mi agrávo
Cumessei ficá bravo
Bibí xapéu di côro
Ingirí xá di amóra
Oçê ameassô í imbóra
Ancim é qui num mióra

Éça disgracêra oçê fáis cem intenção
Mais pudía pelumênu midá atensão
É coisa di mardádi i judiação
Deixá ieu isperançozo ancim di cazá
Sênu qui nem a mão num vô paçá
Tô qui não aguêntu ti oiá
Acordo dimanhã cubrído só cá frônha
Camão siriricânu uma brônha



Tráis ontônti bibi xá di canela
Misturado cum curtida di cevada
Mais garrapa di cana gelada
Caí incima da panela
No tombo quebrei o quêxo i o nariz
Inda rancô um dênti pela raiz
Basta ti incostá a mão
Sáro tudo i fícu bão

Mais fui burro i caí no seu lásso
Dêsdi qui ti dei aquêle amásso
Aí, iscriví seu nômi no meu brásso
Si iscriví cum carêta di caju
Dueu cuma ispinháda di mandacaru
Pá anesteziá bibi rabo di tatu
Incomodô cuma ferruáda di bérno
Quemô feito fogo do inférno

Mais pradiânti vô si tatuá
Um símbu que mió vai ti representá
Na barríga vô pintá uma crúis
I ua lumbríga mórta pur mastrúis
Rudiáda di fulô di jacinto
Horláda di absinto
Daí oçê vai istá cumigo
Logo assima do meu imbigo

Nos peito vô ti dezenhá
Nas costa seu apilído gravá
A ferro i fôgo
É real num é jôgo
Nem prástica vai tirá
Só a mórti pá apagá
Falá im mórti mi deprími
I oçê áxa qui mi amá é crími

Vô mi inxarcá di remédi
Prá curá êçe meu tédi
Vai sê na bázi di bôrdo i cidrêra
Infuzão di mentrasso i trepadêra
Carrapicho misturado cum alicrim
Quebra-pedra junto cum aminduim
Bânhi cum barro di cupim
Tarvêis inté si bizûntu di toiçim





Si éça remedêra num mi intochicá
É milágri do meu ânju di guarda
Quié fraquim mais num mi lárga
Si dispois dêçi adijutóro ele num pipocá
Vô fazê di tudo prá o conçervá
Si oçê quizé poçu ele ti imprestá
No seu cázo cu meu pódi vim a caiá
Di ele pô oçê pá mi adorá

Meu corpo trêmi paressênu malêta
Minha perna manca querênu mulêta
Todomundo diz qué coiza feita
Gamassão ancim é duênsa infiquiciosa
Qui in vaca é fébri fitosa
Oçê num é vaca é minha duqueza
Quási qui minha princeza
Só num é purcáuza da sua avareza

Aparênta qui não, mais é póbri
Num tênhi bens nem cóbri
Anda no centro mais móra na perifería
Sófri di diaréia i diz quié dizintería
Asvêis dá atáqui di prumunía
Inda dismáia di ipilipicía
Puríçu vô ti tirá déça favela
Fazê dôçê minha cinderela

Quem sábi inté pódi çê a gata boraiêra
Já côçê num çérvi di êra nem bêra
Só qui pramim oçê é a branca di névi
Ieu sô seu príncipi incantádo
Qui pur oçê tá infeitissádo
Pió qui sei qui num dévi
Oçê mi léva di déu im déu
Sieu ti matá vô sê réu

Módi morrê vô cumê pipíno
Lôro, ispináfri i quiníno
É o qui dá o saláro mímo
Dizem qui num sô mais miníno
I daí? Num sô, mais ôçê é traíra
Já qui tudo seu é mintira
Ieu divía ti inforcá cum imbira
Adeus adeus amô caipira

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...