terça-feira, 22 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Claude-Achille Debussy, músico e compositor francês, nasceu em Saint-Germain-en-Laye, localidade perto de Paris, no dia 22 de Agosto de 1862, tendo falecido na capital francesa em 25 de Março de 1918.
O pai de Debussy tinha uma pequena loja de porcelanas em Saint-Germain mas, depois de abrir falência, a família mudou-se para Paris, passando a habitar no bairro boémio de Montmartre . Não havia nenhum antepassado músico na família, mas uma parente, que se apercebeu do excepcional talento do pequeno Claude, aconselhou a família a matricular o menino nas aulas de piano. Assim, aos 10 anos, entrou no Conservatório de Música de Paris.
No final do século XIX, a sociedade parisiense fervilhava de novidades: a pintura impressionista de Manet, Van Gogh e Renoir; a poesia inovadora de Baudelaire, Verlaine e Rimbaud; os romances sociais de Honoré de Balzac e Victor Hugo. As artes renovavam-se para inaugurar o novo século. Foi nesse contexto que nasceu a obra de Debussy. Criando a sua própria linguagem e buscando inspiração nos poetas e pintores, a sua música possui as cores e luzes do impressionismo, descrevendo o mundo em harmonias inovadoras para a época.
Por volta de 1910 foi-lhe diagnosticado um cancro que afectaria consideravelmente a sua saúde. Abandonou muitos projectos, como a composição de algumas óperas. Após duas operações, o seu estado não melhorou, bem pelo contrário.
A morte de um dos mais geniais músicos de sempre, em 1918, passou quase despercebida, enquanto o exército alemão atacava Paris…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...