domingo, 20 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Hugo Eugenio Pratt, autor de Banda Desenhada italiano, criador de Corto Maltese, morreu em Lausana na Suiça, vítima de cancro (câncer), em 20 de Agosto de 1995. Nascera em Rimini, na Itália, no dia 15 de Junho de 1927.
Em 1945, iniciou-se na BD e a sua colaboração na revista Asso di Picche valeu-lhe um convite para trabalhar na Argentina, onde esteve de 1949 até 1952.
Em 1967, após cinco anos difíceis, conheceu Florenzo Ivaldi, um empresário genovês que adorava a BD. Decidiram lançar uma revista mensal, onde apareceram as primeiras pranchas de Una Ballata del Mare Salato (A Balada do Mar Salgado), tendo como personagem Corto Maltese. A publicação da revista foi interrompida em Dezembro de 1969.
Entre Abril de 1970 e Abril de 1973 publicou 21 episódios, a convite de George Rieu, chefe de redacção da revista francesa Pif. Escreveu também a série «os Escorpiões do Deserto».
A partir da segunda metade dos anos 70 e nos anos 80, Hugo Pratt desenvolveu novas aventuras de Corto Maltese, que o consolidaram como um dos grandes criadores do século XX.
Entre os seus seis filhos, conta-se Victoriana, que terá agora 41 anos, filha duma Baiana, de apelido Santos, e Tebocua, com a mesma idade, filho duma índia da tribo Xavantes da Amazónia.
Tanto a sua vida como a sua obra retratam bem o seu gosto pelas viagens, pela aventura, pelo esoterismo, pelo mistério e pela poesia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...