segunda-feira, 28 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE O conde Liev Nikoláievich Tolstói, escritor russo muito influente na literatura e política de seu país, nasceu em Iasnaïa Poliana, na Rússia, em 28 de Agosto de 1828 do calendário Juliano, 9 de Setembro do calendário gregoriano, e morreu em Astapovo no dia 7 ou 20 de Novembro de 1910, segundo os referidos calendários.
Juntamente com Dostoiévski, Leão Tolstoi foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. As suas obras mais famosas são Guerra e Paz e Anna Karenina.
Membro da nobreza, Tolstoi serviu no exército durante as guerras do Cáucaso e durante a Guerra da Crimeia. Estas experiências acabaram por fazer dele um pacifista.
Guerra e Paz é uma obra monumental, onde Tolstoi descreve dezenas de personagens durante a invasão napoleónica de 1812, na qual os russos incendiaram Moscovo.
Ele e os seus pensamentos de anarquismo cristão tiveram grande influência em Gandhi, que trocou cartas com ele até à sua morte, em 1910
Desde a infância, mais precisamente depois da morte do pai, considerava a vida um absurdo. Recusava a hipocrisia das relações sociais, rejeitava o Estado e a Igreja e considerava que a arte só valia a pena se fosse acessível às pessoas mais simples.
Esperantista convicto, era favorável à utilização internacional do Esperanto, dizendo que tinha aprendido esta língua apenas em dez horas.
Tolstoi tentou doar as suas propriedades aos pobres, mas a família impediu-o. No fim da vida, partiu de casa como um vagabundo, suportou muito frio e acabou por morrer de pneumonia na estação ferroviária de Astapovo, como um sem abrigo.


NB – Para que não restem dúvidas, calendário gregoriano é o nosso calendário actual e calendário juliano era o calendário utilizado na Rússia na época de Tolstoi.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...