terça-feira, 29 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Ingrid Bergman, notável actriz sueca, nasceu em Estocolmo no dia 29 de Agosto de 1915, tendo falecido em Londres, em 1982, precisamente no dia em que completava 67 anos.
Estudou na Escola Real de Arte Dramática de Estocolmo e, ainda antes de terminar o curso, estreou-se no cinema. Em dois anos participou em nove filmes.
Já famosa na Suécia, Ingrid foi para Hollywood em 1939, sendo a actriz principal de "Intermezzo". A partir daí, o mundo inteiro rendeu-se à actriz , que interpretava do mesmo modo vibrante tanto uma mulher do povo como uma princesa.
Foi premiada com três Óscares e participou em numerosos filmes, alguns tendo ficado como clássicos do cinema americano, como Casablanca.
Morreu depois de lutar durante seis anos contra um cancro (câncer) nos seios e de fazer duas mastectomias. Numa entrevista que concedeu, um ano antes de falecer, Ingrid disse que recusava render-se à doença e que, por isso, continuava a fumar e a beber vinho, sobretudo champanhe.
Foi cremada em Estocolmo e uma parte das suas cinzas foi dispersa no mar, a outra parte foi inumada na capital sueca.
A título póstumo foi ainda galardoada com um Emmy, como melhor actriz dum folhetim televisivo (Uma Mulher Chamada Golda), que relata a vida da Primeira-ministra israelita Golda Meir.
Bergman falava correctamente sueco, alemão, francês, inglês e italiano. Tem uma estrela no «Passeio da Fama» em Hollywood
No primeiro aniversário da sua morte, vários amigos e parentes prestaram-lhe homenagem no Festival de Veneza, entre eles Gregory Peck, Audrey Hepburn, Charlton Heston, Roger Moore, Olivia de Havilland e o Príncipe Alberto do Mónaco.
Escreveu uma autobiografia que foi um best-seller (My Story).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...