sábado, 19 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, nasceu em Saumur, França, no dia 19 de Agosto de 1883, tendo falecido em 10 de Janeiro de 1971. Importante estilista, foi uma mulher à frente do seu tempo. As suas roupas ainda hoje influenciam a moda mundial.
Em 1903, com 20 anos, Gabrielle saiu do colégio interno onde estava, tentou procurar emprego na área do comércio, dançou como bailarina e fez algumas tentativas no Teatro.
Em 1910, em Paris, Coco conheceu o grande amor da sua vida, um milionário inglês chamado Artur Boyle que a ajudou a abrir a primeira loja de chapéus. A loja Chanel tornou-se um sucesso e apareceu nas revistas de moda mais famosas de Paris.
Com Artur, Chanel frequentou os meios mais sofisticados da Cidade da Luz. Algum tempo depois, Boyle acabou a sua relação com Gabrielle e casou com uma inglesa. Meses mais tarde, ele morre num desastre de aviação. Após este desgosto duplo, Chanel abre a sua primeira casa de costura e comercializa os seus chapéus. Nessa mesma casa começa a vender roupa para praia e para montar a cavalo. Inventaria também as primeiras calças para mulher.
No início dos anos 20, Chanel conhece e apaixona-se pelo príncipe russo Dimitri Paulovitch, que tinha fugido da Rússia. A sua relação com Paulovitch vai fazer com que Chanel comece a desenhar roupas com bordados do folclore russo e para isso contratou 20 bordadeiras. Neste período, Chanel vai conhecer muitas personalidades importantes, tais como: Picasso, Luchino Visconti, Greta Garbo etc.
As suas roupas vestiram as grandes actrizes de Hollywood e o seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com a sua marca. Em 1936, criou o perfume que a iria converter numa super celebridade em todo mundo. O nome do perfume era nº 5, porque era o seu algarismo da sorte. Depois deste perfume, também iria criar o nº 17, que não teve o êxito do anterior.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a sua casa e envolveu-se amorosamente com um oficial alemão. Reabriu-a mais tarde, mas os franceses deixaram de frequentar a sua loja. Nesta década, Chanel vai ter muitos problemas económicos. Para se manter, começou a vender roupas para a América e foi residir na Suíça.
Após a morte do Presidente Kennedy, sua viúva Jacqueline, admiradora da Chanel, fez com que ela começasse a reaparecer nas revistas de moda, com a criação do seu tailleur (casaco, fato e sapatos), e também que voltasse a residir em França.
Morreu no Hotel Ritz, onde habitava, no ano de 1971, tendo assistido ao seu funeral centenas de pessoas que trajavam as suas roupas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...