sábado, 29 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Adhemar Ferreira da Silva, atleta brasileiro, primeiro bicampeão olímpico do Brasil, nasceu há precisamente 80 anos, em São Paulo, no dia 29 de Setembro de 1927. Faleceu, também em São Paulo, em 12 de Janeiro de 2001.
Adhemar começou a competir em 1947. Foi penta-campeão sul-americano, tri-campeão pan-americano e dez vezes campeão brasileiro. Ao todo conquistou mais de quarenta títulos e troféus internacionais.
Conseguiu apenas o 14º lugar nos primeiros Jogos Olímpicos a que concorreu (Londres), mas nos seguintes (Helsínquia/52 e Melbourne/56), conquistou as medalhas de ouro no Triplo Salto. Em Helsínquia, no decorrer do concurso bateu por quatro vezes o recorde do Mundo.
Nos Jogos seguintes (Roma/60) teve problemas pulmonares, que não estavam diagnosticados, e não passou das eliminatórias.
Muito versátil nas suas actividades, formou-se em Escultura em 1948, em Educação Física no Exército, em Direito em 1968 e em Relações Públicas em 1990. Foi Adido Cultural na Embaixada Brasileira em Lagos, na Nigéria, de 1964 a 1967.
Em 1956, foi actor numa peça de Vinícius de Moraes (Orfeu da Conceição) e, em 1962, num filme franco-italiano (Orfeu Negro), Palma de Ouro em Cannes e Óscar do melhor filme estrangeiro.
É-lhe atribuída a frase : «O Homem quando vem ao Mundo não sabe para o que vem, ou para onde vai. Graças ao Desporto eu fui longe. Escapei das drogas e da violência».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...