sexta-feira, 28 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Herman Melville, escritor, poeta e ensaísta norte-americano, faleceu em Nova Iorque, no dia 28 de Setembro de 1891. Nascera na mesma cidade, em 1 de Agosto de 1819.
Após a morte do pai, trabalhou duramente para ajudar no sustento da família, tendo sido bancário, professor e fazendeiro. Foi ainda ajudante em navios mercantes e em alguns baleeiros. As viagens que então fez deram-lhe matéria importante para os primeiros livros e para um certo conforto financeiro.
Teve enorme sucesso no início da sua carreira literária, mas foi depois perdendo a sua popularidade, tendo morrido quase esquecido e sem poder adivinhar o êxito que viria a ter no século XX a sua principal obra - o romance Moby Dick. Curiosamente, este livro tinha sido publicado em 1851 sob o título “A Baleia” e não teve grande aceitação da parte da crítica, sendo mesmo apontado como uma das razões para o declínio da sua carreira de escritor. Também o pequeno romance Billy Budd, que não conseguiu publicar em vida, foi publicado postumamente e adaptado a uma ópera e depois ao cinema.
Moby-Dick” tem tido várias versões cinematográficas, sendo a mais célebre a de John Huston em 1956.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...