terça-feira, 18 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Jorge Fernando Branco de Sampaio, Presidente da República Portuguesa de 1996 até 2006, nasceu em Lisboa, no dia 18 de Setembro de 1939. Advogado de profissão, iniciou a sua carreira política quando ainda era estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Esteve implicado em várias acções de contestação ao regime fascista.
Após a Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, Jorge Sampaio foi fundador do Movimento de Esquerda Socialista (MES), mas abandonou o projecto pouco depois, aderindo em 1978 ao Partido Socialista, onde permanece até hoje. A sua primeira eleição como deputado da Assembleia da República foi em 1979. Entre este ano e 1984, foi membro da Comissão Europeia para os Direitos Humanos, onde desempenhou um trabalho meritório.
Entre 1986 e 1987, foi presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista e dois anos mais tarde foi eleito Presidente do Partido, lugar que deteve até 1991. Em 1989, ganhou as eleições para Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.
Em 1995, Jorge Sampaio anunciou o desejo de se candidatar à Presidência da República, tendo ganho a eleição logo na primeira volta. Após um primeiro mandato sem controvérsias, prudente e moderado, foi reeleito em 2001. Em cada ano dos seus mandatos, durante um período de cerca de quinze dias, deixava o Palácio Presidencial de Belém para estar mais perto do povo português, com quem convivia de modo simples, tentando ver e resolver os seus problemas.
Como Presidente, a sua acção destacou-se sobretudo nos aspectos sociais e culturais. Na cena internacional, foi um importante defensor da tomada de consciência para a Independência de Timor-Leste, território ocupado então pela Indonésia.
Em 2006, foi agraciado com o grande colar da Ordem da Torre e Espada, de Valor, Lealdade e Mérito e com o grande colar da Ordem da Liberdade.
Em Maio de 2006, o Secretário-geral das Nações Unidas nomeou-o Primeiro Enviado Especial para a Erradicação da Tuberculose no Mundo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...