quarta-feira, 19 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Italo Calvino, um dos mais importantes escritores italianos do século passado, morreu em Siena, no dia 19 de Setembro de 1985, vítima de hemorragia cerebral. Nascera em Santiago de las Vegas, Cuba, em 15 de Outubro de 1923. De pais italianos, a sua família voltou para Itália, quando ele tinha dois anos.
No começo da Segunda Guerra Mundial, interrompeu os estudos de Agronomia, participando activamente na resistência ao fascismo.
Em 1945, a viver já em Turim, colaborou em vários jornais. Conheceu então o escritor Cesare Pavese, que o incentivou a seguir a carreira literária. Veio a formar-se com brilhantismo em Letras.
Publicou o seu primeiro livro em 1947 (Il sentiero dei nidi di ragno), onde evoca as suas experiências na “Resistência”.
Em 1952, a conselho do seu editor, abandonou o estilo neo-realista que o caracterizara até então e dedicou-se sobretudo a contos fantásticos. No período 1950/1956, fez a compilação e tradução de muitos contos populares italianos, a partir de contos folclóricos do século XIX.
Instalou-se em Paris em 1964, onde se casou, teve uma filha e prosseguiu a sua carreira. Um dos seus livros mais conhecidos é “A Cidade Invisível”, publicado em 1972 e traduzido para a língua portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...