segunda-feira, 1 de julho de 2013

1 DE JULHO - ROBERT MITCHUM

EFEMÉRIDERobert Charles Durman Mitchum, actor norte-americano, morreu em Santa Bárbara, Califórnia, no dia 1 de Julho de 1997. Nascera em Bridgeport, Connecticut, em 6 de Agosto de 1917. É considerado pelos críticos como um dos melhores actores da época dourada de Hollywood, amplamente lembrado pelos seus papéis em várias obras importantes, sendo considerado um precursor dos anti-heróis no cinema, predominantes nos anos 1950/60.
A mãe era de origem norueguesa, filha dum capitão da marinha mercante. O pai, que era operário nuns estaleiros navais, morreu quando o pequeno Robert tinha menos de dois anos de idade. Durante toda a infância, foi conhecido como um brincalhão, muitas vezes envolvido em brigas e travessuras. Quando tinha 12 anos, foi morar com os avós em Felton, onde foi expulso da escola por discutir com um director. Um ano depois, em 1930, foi residir em Nova Iorque com a irmã mais velha. Depois de ser novamente expulso da escola, deixou a irmã e viajou de comboio por todo o país, tendo trabalhado em diversos empregos.
Aos 14 anos, em Savannah, Geórgia, foi preso por vadiagem. Por conta própria, escapou e voltou para a sua família em Delaware. Foi durante esse tempo, enquanto recuperava de ferimentos que quase lhe tinham feito perder uma perna, que conheceu a adolescente Dorothy Spence com quem se viria a casar.
Em 1936, voltou para a casa da irmã, que o convenceu a participar no teatro local, juntamente com ela. Actuou em algumas peças. Em 1940, casou-se com Dorothy. Em breve nasceria o primeiro filho do casal, o que fez com que Robert se fixasse num emprego estável como operador de máquinas. Acabou por ter um colapso nervoso, que lhe causou mesmo uma cegueira temporária, devido ao stress do trabalho.
Por causa daquele problema e, porque há males que vêm por bem, ficou livre para procurar emprego como actor ou figurante em filmes. Conheceu então um agente que lhe arranjou uma entrevista com o produtor da série de westerns “Hopalong Cassidy”. Foi contratado para ser o vilão em alguns filmes de 1942 e 1943. A partir daí, a sua carreira disparou para mais altos voos. Protagonizaria mais de cem filmes. Morreu quase com oitenta anos, devido a um cancro num pulmão. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...