domingo, 7 de julho de 2013

7 DE JULHO - DORIAN LEIGH

EFEMÉRIDEDorian Elizabeth Leigh Parker, top model norte-americana, considerada por muitos como uma das primeiras supermodelos do mundo e um ícone da indústria da moda, morreu em Falls Church, Virgínia, no dia 7 de Julho de 2008. Nascera em San Antonio, no Texas, em 23 de Abril de 1917. Estudou Matemática e Ciências de Engenharia na Universidade de Nova Iorque, ingressando depois na United States Navy.
Resolveu mais tarde dedicar-se à Moda, actividade em que trabalhou desde o fim dos anos 1940 até ao início dos anos 1960, Nessa época, posar para fotos de moda era considerado o segmento de maior prestígio na profissão de modelo. Foi capa dos melhores magazines da especialidade, sendo também escolhida para representar a empresa de cosméticos Revlon e para fazer uma importante campanha publicitária de um dos seus produtos: “Fire and Ice”.
Dorian teria sido a fonte de inspiração para a personagem de Audrey Hepburn, na comédia musical “Funny Face”, e igualmente para a personagem Holly Golightly do romance de Truman Capote “Diamantes sobre canapé”.
Depois da carreira como modelo, Dorian Leigh abriu a sua própria agência de manequins em Paris, que seria depois encerrada devido a actividades fraudulentas do seu quarto marido. Abandonou então definitivamente o mundo da moda, para se dedicar à restauração, em Paris, Nova Iorque e Itália.
Em 1980, publicou a sua autobiografia - “The girl who had everything”. Entretanto, publicou também poesias no jornal “The New Yorker” e editou diversos livros de receitas culinárias. Casou-se quatro vezes e teve cinco filhos. Morreu aos 91 anos de idade, vítima da doença de Alzheimer. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...