domingo, 30 de novembro de 2014

30 DE NOVEMBRO - MIÚCHA

EFEMÉRIDEMiúcha, de seu verdadeiro nome Heloísa Maria Buarque de Hollanda, cantora e compositora brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 30 de Novembro de 1937.
É filha de Sérgio Buarque de Hollanda, historiador e jornalista brasileiro, e de Maria Amélia Cesário Alvim, pintora e pianista. É irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque. É mãe da cantora Bebel Gilberto, fruto de seu casamento (já desfeito) com o compositor João Gilberto.
A família fixou-se em São Paulo quando ela tinha apenas 8 anos. Ainda criança, formou um conjunto vocal com os irmãos. Em 1960, mudou-se para Paris, onde estudou História da Arte na École du Louvre. Em viagem de férias, fez uma excursão com alguns amigos pela Grécia, Itália e França. Em Roma, no bar La Candelária, conheceu a cantora chilena Violeta Parra, que lhe apresentou o cantor baiano João Gilberto, com quem viria a casar.
Em 1975, fez a sua primeira gravação profissional com o disco “The Best of Two Worlds”, em parceria com João Gilberto e Stan Getz. Após este lançamento, Miúcha foi parceira de Tom Jobim em dois discos (1977 e 1979) e fez parte de um espectáculo organizado por Aloysio de Oliveira juntamente com Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Toquinho. O espectáculo ficou em cartaz durante um ano, no Canecão, Rio de Janeiro, seguindo depois para apresentações internacionais na América do Sul e na Europa. Este show deu origem ao disco “Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha” gravado ao vivo no Canecão em 1977. Miúcha gravou treze discos entre 1977 e 2008. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...