quinta-feira, 31 de agosto de 2017

31 DE AGOSTO - ANNA PAULA


EFEMÉRIDE Anna Paula, de seu verdadeiro nome Maria Zulmira Pereira Lemos Zeiger, actriz e professora de teatro portuguesa, morreu em Lisboa no dia 31 de Agosto de 2016. Nascera em Braga, em 26 de Maio de 1929.
Com uma actividade bastante premiada, teve participações na televisão (cerca de 35 trabalhos, entre 1059 e 2008), no cinema (3 filmes), na rádio, em dobragens e no teatro.
Neste último género trabalhou nas companhias: Teatro Nacional D. Maria II (Companhia de Teatro Amélia Rey Colaço/ Robles Monteiro), Companhia Nacional de Teatro, Teatro Estúdio Lisboa, Teatro Experimental do Porto, Teatro d'Arte de Lisboa, Grupo 4, Teatro Hoje, Teatro de Todos os Tempos, Casa da Comédia, Comediantes Rafael de Oliveira, Produções Vasco Morgado, Novo Grupo, Acarte e Teatro Experimental de Cascais, onde integrou o elenco fixo desde 1981.
Deu voz a algumas personagens de filmes da Disney, como - em 1995 e 1998 –  à avó Willow nos filmes “Pocahontas” e “Pocahontas II”. Também deu voz à imperatriz Marie Feodorovna, no filme da 20th Century Fox de 1997, “Anastasia”.
Foi professora de interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema. Participou nas telenovelas: “Vila Faia”, “Cinzas”, “Na Paz dos Anjos”, “Os Lobos”, “Nunca Digas Adeus”, “Baía das Mulheres “e “Ninguém como tu”. No cinema, protagonizou os filmes “Sol e Toiros” (1949) e “O Costa de África” (1954).
Viveu os últimos anos da sua vida na Casa do Artista em Lisboa. Faleceu com 87 anos. Três dias antes de morrer, anunciou - através do actor Luís Aleluia - o fim da sua carreira. Antes, tinha declarado que «não queria ficar mais tempo à espera que o telefone tocasse para a convidarem a fazer um papel de bisavó só por caridade. Exigia que lhe reconhecessem o talento e, de tanto esperar, estava cansada.».
Foi condecorada pela Câmara Municipal de Cascais (1994). Entre os vários prémios de reconhecimento recebidos, destaca-se o de Melhor Actriz de Teatro Declamado, conferido em 1985 pela Associação dos Críticos e outro idêntico da revista “Nova Gente”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...