segunda-feira, 12 de novembro de 2018

12 DE NOVEMBRO - MICHAEL ENDE


EFEMÉRIDE - Michael Ende, escritor alemão de romances sobre fantasia e livros juvenis, nasceu em Garmisch-Partenkirchen no dia 12 de Novembro de 1929. Morreu em Filderstadt-Bonlanden, em 28 de Agosto de 1995. Fez parte de um movimento antroposófico (estudo do homem sob o ponto de vista moral e intelectual).
Em 1964, casou com a actriz Ingeborg Hoffmann. Depois, instalaram-se em Itália. O pai der Michael, o pintor surrealista Edgar Ende, faleceu no ano seguinte.
Michael Ende é um dos mais famosos autores do século XX, pelos seus sucessos com livros juvenis, que convidam o leitor a entrar num estranho mundo cheio de símbolos visionários e a identificar-se com os heróis das suas histórias.
Em 1966, iniciou a redacção de “Momo, que só foi publicado em 1972 e galardoado com um prémio alemão e outro europeu de literatura para a juventude. No ano seguinte, escreveu um libreto de ópera, adaptado do romance, com música de Mark Lothar.  Em 1976, escreveu a peça de teatro “Das Gauklermärchen”.
Tornou-se mais conhecido pelo seu trabalho “Die unendliche Geschichte” (“A História sem Fim”, 1979), adaptado depois ao cinema.  “Momo” foi adaptado igualmente ao cinema, em 1986. Foi o autor de “Stempel der Wünsche” (“O Ponche dos Desejos”), que serviu de base para a série animada “Wunsche”.
Enviuvou em 1985 e regressou à Alemanha, indo viver para Munique. Voltou a casar em 1989, com Mariko Sato, autora da tradução para japonês de “A História sem Fim”. 
Em 1994, foi operado a um cancro no estômago e teve de interromper os trabalhos que tinha em curso, falecendo no ano seguinte.
Os livros de Michael Ende estão traduzidos em mais de quarenta idiomas e foram vendidos em mais de vinte e cinco milhões de exemplares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...