segunda-feira, 5 de novembro de 2018

5 DE NOVEMBRO - TATUM O'NEAL


EFEMÉRIDE - Tatum Beatrice O'Neal, actriz norte-americana, nasceu em Los Angeles no dia 5 de Novembro de 1963. Ganhou o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante do ano de 1973, pela sua actuação no filme “Lua de Papel”. Com apenas dez anos de idade, tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar um Oscar.
Dois anos depois, ao actuar no filme “Garotos em Ponto de Bala”, ganhou 350 mil dólares e uma percentagem sobre os lucros.
O'Neal nasceu praticamente dentro do cinema. O pai é o actor Ryan O'Neal e a mãe era a actriz Joanna Moore. Em 1967, os pais divorciaram-se. O pai casou-se novamente, com a actriz Leigh Taylor-Young. A mãe morreu rm 1997, vítima de cancro pulmonar aos 63 anos.
Tatum foi a primeira namorada do cantor Michael Jackson, em 1979. Os dois conheceram-se numa festa em Beverly Hills e o relacionamento durou 4 anos.
Em 1985, fez o papel de prostituta em “Choque Mortal”. Foi uma fase próspera na sua vida, mas foi a sua última actuação de relevo no universo cinematográfico.
Em Agosto de 1986, O'Neal casou com o tenista John McEnroe e juntos tiveram três filhos. O casal separou-se em 1994, após um divórcio litigioso. O campeão moveu uma longa batalha judicial pela guarda dos filhos. McEnroe saiu vitorioso, em razão da dependência química da sua ex-mulher.
Na sua autobiografia, intitulada “Uma Vida de Papel”, Tatum alega ter sido molestada por um amigo do pai. Afirma ter sido igualmente abusada fisica e psicologicamente pelo próprio pai. Segundo ela, muitos desses abusos foram devidos ao uso de drogas. Neste livro, Tatum O'Neal relata também as suas próprias experiências com a heroína e as consequências do uso das drogas no relacionamento com os filhos. Este livro de memórias ficou muito tempo na lista dos mais vendidos e ganhou destaque na imprensa.
Entre as suas relações malsucedidas, conta-se - entre outras - o actor Jean-Claude Van Damme e o príncipe Alberto do Mónaco. Seguiu sessões de desintoxicação. A carreira de Tatum O’Neal sofreu bastante com a instabilidade da sua vida pessoal.
Em 2006, participou na 2ª temporada do programa televisivo americano “Dancing with the Stars”. Em 2007, foi presa em Nova Iorque por ter em seu poder cocaína e crack. Em 2014, revelou publicamente ser bissexual.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...