sexta-feira, 30 de novembro de 2018

30 DE NOVEMBRO - GAEL GARCÍA BERNAL


EFEMÉRIDE - Gael García Bernal, actor, produtor e realizador mexicano, nasceu em Guadalajara no dia 30 de Novembro de 1978.
É conhecido pelos seus papéis em filmes como “O Crime do Padre Amaro”, “La mala educación”, “Diarios de motocicleta” e “Babel”, e pela série “Mozart in the Jungle”, que lhe valeu um Globo de Ouro na categoria de Melhor Actor em Televisão - Comédia ou Musical (2016).
Iniciou a sua carreira na televisão quando tinha apenas um ano de idade e passou a adolescência a trabalhar em telenovelas. Com 14 anos, ensinou indígenas mexicanos a ler e, no ano seguinte, participou numa demonstração pacífica durante a insurreição do Exército Zapatista de Libertação Nacional.
Começou a estudar Filosofia na Universidade Nacional Autónoma do México, mas desistiu do curso durante uma manifestação estudantil prolongada. Decidiu fazer um ano de pausa para viajar pela Europa, acabando por se mudar para Londres, onde se tornou no primeiro mexicano a ser aceite na prestigiada escola de representação Central School of Speech and Drama.
Gael viveu vários anos com a actriz argentina Dolores Fonzi, da qual se separou em 2014. Da união do casal, nasceram dois filhos.
Participou na versão de 1989 da telenovela mexicana “Teresa”. Desde então, trabalhou em numerosas produções de diversos países.
O seu primeiro papel de maior relevo a nível internacional foi o de Octavio em “Amores perros”, de Alejandro G. Iñárritu, que foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e catapultou Gael para o estrelato. Em 2001, trabalhou com o realizador Alfonso Cuarón no filme “Y tu mamá también”, que conta a história de dois rapazes adolescentes que fazem uma road trip com uma mulher mais velha e descobrem coisas sobre a vida, o amor, a amizade e o sexo. A película foi nomeada para o Oscar de Melhor Argumento Original em 2003 e Gael recebeu o Prémio Mercello Mastrioanni de Melhor Jovem Actor, no Festival de Cinema de Veneza.
Em 2002, protagonizou uma adaptação ao cinema do romance “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós, que foi nomeada para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Ainda nesse ano, participou no seu primeiro filme em língua inglesa, “I'm With Lucky”. No ano seguinte, participou em mais dois filmes ingleses: “Dot the I” e “Dreaming of Julia”.
Em 2004, foi o protagonista de “La mala educación” do realizador espanhol Pedro Almodóvar, onde interpretou três personagens. No mesmo ano, fez o papel de Che Guevara no filme “Diarios de Motocicleta” do realizador brasileiro Walter Salles. O filme baseia-se num livro de memórias que Che Guevara escreveu aos 23 anos, sobre uma viagem de moto pela América do Sul, em 1952. O filme valeu-lhe a primeira nomeação para os prémios BAFTA, na categoria de Melhor Actor Principal.
No ano seguinte, Gael continuou a trabalhar em filmes de língua inglesa, ao interpretar o papel de Elvis em “The King”. Em 2006, protagonizou “The Science of Dreams” do realizador Michel Gondry. No mesmo ano, reuniu-se com o realizador Alejandro G. Iñarrítu em “Babel”, um filme que cruza várias narrativas que ocorrem em diversos locais do mundo. Foi um dos melhores filmes desse ano e recebeu sete nomeações para os Oscars. Foi ainda nomeado para o BAFTA de Estrela em Ascensão.
Em 2007, realizou o seu primeiro filme: “Déficit”, sobre uma reunião familiar que junta membros de classes sociais distintas. No ano seguinte, interpretou o papel do vilão, na adaptação ao cinema da obra “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago, realizada por Fernando Meirelles, e voltou a trabalhar com Diego Luna no filme “Rudo y Cursi” sobre dois meios-irmãos que rivalizam no futebol profissional.
Em 2009, entrou em dois filmes independentes de língua inglesa: “Mammoth” e “The Limits of Control”. Em 2010, participou no filme romântico “Letters to Juliet” e protagonizou a co-produção mexicana, espanhola e francesa “También la lluvia” que venceu vários prémios em festivais de cinema por todo o mundo e foi um dos grandes vencedores dos Prémios Goya de 2011.
Em 2012, protagonizou “No”, um filme sobre um executivo de publicidade, que é convidado a gerir a campanha a favor do “Não”, num referendo convocado pelo ditador Augusto Pinochet, onde era perguntado se o povo apoiava a sua permanência no cargo de presidente por mais oito anos. O filme foi bastante elogiado pela crítica e, entre outros prémios, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, em 2013.
Em 2014, estreou “Mozart in the Jungle”, uma série de drama e comédia transmitida pelo serviço de streaming Amazon Video. Este papel valeu-lhe um Globo de Ouro, na categoria de Melhor Actor Numa Série de Comédia ou Musical em 2016 e uma nomeação na mesma categoria em 2017.
Em 2016, foi um dos protagonistas do filme chileno “Neruda” sobre a perseguição política que o poeta Pablo Neruda sofreu depois de criticar o presidente Gabriel González Videla. O filme foi bastante elogiado pela crítica.
Em 2017, fez a dobragem do personagem Hector, no filme de animação da Disney e da Pixar, “Coco”, que venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação.
A biografia de Gael está incluída na “Enciclopédia Britânica”. A revista “People” incluiu-o nas listas de Artistas Melhor Vestidos, Solteiros Mais Desejados e Las 50 Bellezas Latinas. A revista “GQ” elegeu-o como um dos Homens do Ano em 2004, ao lado de Tom Cruise e do britânico Jude Law.
Gael García Bernal e Diego Luna fundaram a companhia de produção Canana Films, através da qual apoiaram o Festival Ambulante, que teve como objectivo a exibição de documentários em zonas do México onde normalmente não chegam. A companhia associou-se à Golden Phoenix Productions, propriedade do Discovery Channel, para produzir vários documentários sobre os assassinatos por resolver de mais de 300 mulheres na cidade fronteiriça mexicana, Ciudad Juárez.
Em 2010, Gael rodou um spot publicitário para a marca Nike, onde interpretou o futebolista Cristiano Ronaldo. No mesmo ano, presidiu ao júri da Câmara de Ouro, no 63º Festival de Cannes.
Em Agosto de 2012, no Festival de Locarno, recebeu o troféu Excellence Award Moët et Chando, pelo conjunto da sua carreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...