sexta-feira, 9 de novembro de 2018

9 DE NOVEMBRO - LOU FERRIGNO


EFEMÉRIDE - Louis “Lou” Jude Ferrigno, fisiculturista e actor norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 9 de Novembro de 1951. Ficou mundialmente famoso por participar na série de TV “O Incrível Hulk”. Mede um metro e noventa e quatro.
Logo após o seu nascimento, sofreu uma infecção nos ouvidos perdendo 80% da audição, mas os pais só se aperceberam quando ele já tinha 3 anos de idade.
Começou a levantar pesos aos 13 anos e, após se formar na Brooklyn Technical High School em 1969, iniciou-se nas competições. Em 1974, ficou em segundo lugar na primeira participação no Master Olympia. No ano seguinte, ficou em terceiro e a sua tentativa de vencer Arnold Schwarzenegger foi tema do documentário “Pumping Iron” (1975).
Apesar de não vencer Schwarzenegger no Master Olympia de 1974, Ferrigno voltou a competir em 1975, 1992, 1993 e 1994, ficando em terceiro, décimo segundo, décimo e 2º lugar (última competição).
Participou nas duas versões cinematográficas de “Hulk”, em 2003 e 2008, ambas no papel de um guarda.
Com o fim da série “O Incrível Hulk”, Lou conseguiu ainda estrelar outra série, chamada “Trauma Center”, que mostrava uma equipa médica especializada em emergências traumáticas. A série, porém, teve curta duração e não ajudou em nada a sua carreira.
Lou partiu então para uma série de produções para os cinemas, que exploravam mais o seu porte físico do que as suas habilidades como actor (Hércules, Sinbad e outros). Também emprestou a voz para uma série de desenhos animados Marvel com o personagem Hulk.
Quando a idade lhe impossibilitou o retorno às competições de fisiculturismo e os papéis ficaram escassos na televisão e no cinema, Lou precisou de procurar outra profissão e tornou-se xerife-assistente do Condado de Los Angeles, em 2006. Na actualidade, Ferrigno continua na profissão de xerife, embora benevolamente.
O seu novo trabalho rendeu-lhe uma participação na série cómica “Reno 911” (exibida actualmente no canal FX), interpretando-se a si próprio.
Em Junho de 2009, Lou Ferrigno foi contratado pelo cantor Michael Jackson como seu treinador pessoal. O objectivo era prepará-lo para uma maratona de 50 apresentações, a realizar no Reino Unido. Participou, depois, no filme/documentário “Michael Jackson’s This Is It”, falando sobre o convívio com o cantor antes da sua morte.
Lou Ferrigno é casado com uma psicoterapeuta desde 1980, que desempenhou também as funções de sua manager. Têm três filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...