quinta-feira, 8 de novembro de 2018

8 DE NOVEMBRO - ALESSANDRO D'ANCONA


EFEMÉRIDE - Alessandro D’Ancona, escritor, crítico literário, político e professor universitário italiano, um estudioso da tradição popular da Itália, morreu em Florença no dia 8 de Novembro de 1914. Nascera em Pisa, em 20 de Fevereiro de 1835.
Alessandro era oriundo de uma família rica de judeus italianos. Educado em Florença, com a idade de dezoito anos publicou um ensaio sobre a vida e a obra do filósofo Tommaso Campanella.
Em 1855, foi para Turim, nominalmente para estudar Direito, mas na realidade, para agir como intermediário entre os liberais da Toscana e Cavour. Era amigo íntimo de Luigi Carlo Farini e representou a Toscana na Società Nazionale. Com a queda da dinastia austríaca na Toscana (Abril de 1859), voltou a Florença, onde editou o jornal recém-fundado “La Nazione”. Em 1861, foi nomeado professor de Literatura italiana na Universidade de Pisa, cargo que desempenhou até 1900.
Apaixonado e profundo estudioso das tradições populares, D’Ancona empregou nesses estudos a sua experiência de filólogo e a sua habilidade de escritor. Foi o primeiro estudioso a reconhecer as origens do canto popular italiano na Sicília e a sua subsequente emergência na Toscana.
Deve-se também a ele, a redescoberta dos trabalhos de Cecco Angiolieri, ao publicá-los na sua “Nuova Antologia” em Janeiro de 1874. Em 1891, tornou-se membro da Accademia Nazionale dei Lincei e, dois anos depois, fundou a Rassegna bibliografica della letteratura italiana.
Em 1904, foi nomeado senador do Reino de Itália. Foi depois prefeito de Pisa no período de 1906/1907.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...