terça-feira, 26 de dezembro de 2023

26 DE DEZEMBRO - ALEJO CARPENTIER

EFEMÉRIDE - Alejo Carpentier, novelista, ensaísta e músico cubano, de origem franco-suíça, nasceu em Havana no dia 26 de Dezembro de 1904. Morreu em Cuba, em 24 de Abril de 1980.

Era filho de um arquitecto francês que, dois anos antes, se transferira para Cuba. Aos dezassete anos, desistiu dos estudos de Arquitectura para tornar-se jornalista.

Em 1928 foi preso por razões políticas, fugindo, com a ajuda de intelectuais franceses, para França onde ficou até 1939, quando volta a Cuba para trabalhar na rádio.

De 1945 até 1959, morou na Venezuela, regressando mais uma vez a Cuba, com a vitória da Revolução, para dirigir a Editora Nacional.

A partir de 1966, foi morar em Paris, onde exerce a função de ministro-conselheiro junto da Embaixada Cubana até 1980, quando morre em Abril.

A sua literatura é frequentemente associada ao realismo fantástico, que ele denominava «real maravilhoso».

As suas obras mais renomadas são “A música em Cuba”, um estudo sobre as influências afro-europeias na arte musical cubana, e “O reino deste mundo”, uma recriação incomparável dos acontecimentos que precederam a independência haitiana até um Haiti em pleno período republicano, a transição de colónia francesa governada por brancos para uma nação negra regida pelo primeiro monarca coroado no Novo Mundo. Estimulado pela prodigiosa história original e valendo-se de um magistral domínio dos recursos narrativos, Carpentier recria nesta obra um mundo exuberante, descomedido e legendário, inaugurando o que foi chamado de real maravilhoso (ou realismo mágico).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...